
A promoção de estilos de vida saudáveis e a mobilidade sustentável são hoje desafios centrais para as comunidades. Com isso em mente, o Município de Almada lançou, no ano letivo 2023/2024, o projeto Ciclismo Curricular, em parceria com Agrupamentos de Escolas e a Associação Black Ravens Cycling Club.
O projeto leva o uso da bicicleta até às salas de aula. Ao longo das sessões, as crianças aprendem a pedalar com segurança, desenvolvendo competências práticas de ciclismo adaptadas ao seu nível, enquanto reforçam a sua autonomia e ganham gosto por atividades físicas ao ar livre.
Mais do que ensinar a andar de bicicleta, o projeto incentiva hábitos saudáveis e promove uma nova forma de olhar para a mobilidade — mais ecológica, mais ativa, mais livre.
O entusiasmo dos alunos é evidente:
“Adorei aprender a andar de bicicleta. Queria ter mais aulas!”
— aluno do 3.º ano da EB José Cardoso Pires
Quem participa?
Alunos do 1º ciclo do ensino básico, das escolas públicas de Almada (3.º ano).
Parceria:
Associação Black Ravens Cycling Club.

O Município de Almada, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina e a Associação de Surf da Costa de Caparica (ASCC), promove o projeto “Surf no Bairro para Todos”. Este projeto teve como foco o desenvolvimento pessoal e emocional dos alunos por meio da prática do surf, estimulando a inclusão, a autoestima, o bem-estar e o contacto com a natureza.
A prática do surf foi utilizada como ferramenta para desenvolver competências importantes como autonomia, resiliência e relacionamento interpessoal, enquanto os alunos foram incentivados a explorar experiências fora do ambiente escolar e familiar. Esta abordagem contribuiu para o reforço da autoestima, da cidadania e da conexão com o meio ambiente.
Participantes/Público-Alvo:
Alunos do 1.º e 2.º ciclos do Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina.
Parceria:
Associação de Surf da Costa de Caparica (ASCC).