
Inclusão Social através da Música
Inspirado no Sistema Nacional das Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela, este projeto visa promover a inclusão social e a prática musical em zonas de intervenção prioritária. Desde 2016, oferece a alunos de contextos mais desfavorecidos a oportunidade de se envolverem na música, contribuindo para o seu sucesso educativo e para a construção de projetos de vida.
Desde 2017/2018, inclui também ateliers musicais nas Unidades de Apoio aos Alunos com Multideficiência (UAAM), tornando a música acessível a todos os alunos.
Através de atividades culturais, como ensaios e concertos da Orquestra Geração, o projeto aproxima a comunidade educativa, envolvendo pais e fomentando a autoestima e o envolvimento familiar.
Destinatários:
Alunos do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina.
Parcerias:
Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal (AOSJSP).

Em Colaboração com a Sociedade Filarmónica União Artística Piedense
Com o intuito de valorizar o ensino da música e promover a inclusão através da arte, o Município de Almada celebrou um protocolo de colaboração com o Agrupamento de Escolas do Monte da Caparica, o Agrupamento de Escolas Prof. Ruy Luís Gomes e a Sociedade Filarmónica União Artística Piedense. Esta parceria visa promover projetos de intervenção educativa, tanto na educação formal quanto não formal, alinhados com o sucesso educativo e a inclusão dos alunos, especialmente através da música.
O projeto foca-se no ensino de grupos de sopro e percussão em contexto escolar, com especial atenção aos alunos em risco de abandono ou insucesso escolar. Ao promover a educação artística, oferece aos alunos a oportunidade de desenvolverem competências pessoais e sociais, aproximando-os da escola e atribuindo maior significado às suas aprendizagens.
Além disso, a ação valoriza o trabalho intergeracional e a diversidade cultural, fortalecendo as relações culturais e sociais, essenciais para o processo educativo e a construção de um ambiente mais inclusivo.
Destinatários:
Alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, pessoal docente e não docente, encarregados de educação.
Parcerias:
Agrupamento de Escola Prof. Ruy Luís Gomes
Agrupamento de Escola Monte da Caparica
Sociedade Filarmónica União Artística Piedense.

O Natal é uma época especial, sobretudo para as crianças. Com o objetivo de tornar esta quadra ainda mais mágica, a Câmara Municipal de Almada promove anualmente a Festa de Natal das Escolas, um espetáculo itinerante que leva o espírito natalício diretamente a todos os jardins de infância e escolas do 1º ciclo do ensino básico da rede pública, privada, solidária e cooperativa do concelho.
Em 2024, foram realizados 160 espetáculos, que chegaram a cerca de 13.400 crianças. Cada grupo teve direito a um espetáculo adaptado à sua faixa etária, com histórias contadas ao som de música clássica, criando um ambiente de encantamento, descoberta e alegria.
Mais do que uma celebração festiva, esta iniciativa oferece uma experiência cultural enriquecedora, que estimula a imaginação, desperta a curiosidade e promove o contacto com a música e as artes. É também um momento de pausa e tranquilidade do ritmo escolar, que convida à partilha e à emoção.
No final, cada criança recebe uma pequena lembrança, símbolo de um momento vivido com entusiasmo e guardado com carinho. A colaboração das direções e coordenações das escolas foi essencial para o sucesso deste momento, que todos os anos reforça a importância de criar experiências educativas marcantes e acessíveis a todas as crianças.
Para quem?
Crianças, educadores e professores do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico de todas as escolas do concelho de Almada.
Parcerias:
Estabelecimentos de ensino do concelho (Direção, pessoal docente e não docente).