CicloExpressos Costa de Caparica e Almada

A carruagem já circula em Almada e na Costa da Caparica!

A Câmara Municipal de Almada em conjunto com a Cooperativa Bicicultura já se encontra a transportar crianças à escola de bicicleta nos comboio CicloExpresso.

Faça parte da mudança e apoie esta iniciativa que pretende alterar o paradigma da mobilidade em Almada, levando as crianças à escola em bicicleta.

Se cruzar com algum destes comboios matinais de bicicletas, não buzine, mas cumprimente-os com um sorriso e alegria.

Se tem filhos a estudar nas escolas indicadas e gostaria de participar neste CicloExpresso pode inscrever-se aqui

Deixe que as novas gerações contribuam para a sustentabilidade dos recursos e por um futuro mais saudável.

Haverá forma mais saudável de chegar à escola todos os dias?

Informações sobre percursos e datas de realização

Escola EB1 N. 2 da Costa de Caparica

Todas as 3ª e 5ª feiras

hora de saída - 08:17  Av. Afonso de Albuquerque / R Miguel Torga (rotunda)

hora de chegada - 8:55  EB1 N2 Costa da Caparica

Escola D. António da Costa e Escola Cataventos de Paz

Todas as 4ª feiras

Percurso Escola D. António da Costa

hora de saída - 7:25 Rua de Angola (Ginásio Clube do Sul)

hora de chegada - 8:00 Escola Básica 2, 3 António da Costa

Percurso Escola Cataventos de Paz

hora de saída - 8:15 Av. D. Nuno Álvares Pereira

hora de chegada - 8:55 Escola Básica Cataventos da Paz

Descarregue o percurso aqui

O que são CicloExpressos/Comboios de bicicletas:

Um comboio de bicicletas/Cicloexpresso (https://cicloexpresso.pt/) consiste numa viagem em bicicleta para a escola realizada em grupo, com um percurso e horário definidos, onde as crianças/passageiros são acompanhadas por monitores adultos de forma segura, lúdica em comunidade. A iniciativa tem como principais finalidades promover a mobilidade sustentável entre crianças e encarregados de educação, capacitar as crianças para se deslocarem em bicicleta de forma segura e autónoma e fornecer no imediato uma alternativa de mobilidade a todos os intervenientes. A implementação de comboios de bicicletas contribui também para a redução do tráfego automóvel na cidade, em particular na envolvente escolar, para o alcance de metas de redução carbónica e para a construção de uma cultura de mobilidade menos dependente do automóvel, com efeitos imediatos na comunidade.

Em Portugal, o movimento teve início em 2015 no Parque das Nações, em Lisboa, fruto de trabalho comunitário de pais e mães e em 2017 iniciou-se em Aveiro, também de forma comunitária. Em 2020 o projeto foi disseminado por outras freguesias de Lisboa, numa parceria entre a Bicicultura e a Câmara Municipal de Lisboa, tendo em 2020/21 funcionado 16 comboios de bicicleta na cidade de Lisboa. Este ano lectivo, a iniciativa está a ser expandida a outras localidades em parceria com as autarquias, como Braga, Bobadela, Alfragide, e também, Almada.

Um pequeno vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jr1o4vitL6E

Mais informação sobre a iniciativa: www.cm-almada.pt/a-pedalar-para-a-escola

Temas associados