XIII Encontro Nacional das Cidades e Vilas Resilientes (ENCVR)
Nos dias 09, 10 e 11 de dezembro, realiza-se o XIII Encontro Nacional das Cidades e Vilas Resilientes (ENCVR) portuguesas, organizado pelos municípios de Almada, Seixal e Sesimbra.
Os encontros da rede portuguesa das cidades e vilas resilientes constituem momentos privilegiados para a reflexão, troca de experiências e incentivo mútuo na busca de territórios e populações mais seguras, resilientes, inclusivas e sustentáveis.
A iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (Making Cities Resilient 2030 ou MCR2030), é “uma iniciativa única entre atores, comprometidos no alcance da resiliência local por meio da advocacy, da partilha de conhecimentos e experiências entre cidades, do estabelecimento de redes de partilha de conhecimento, da articulação entre os vários níveis de governo, e da construção de parcerias.”
A iniciativa MCR2030 faz parte da Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, enquadrada com o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 – 2030. Está igualmente articulada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com o Acordo de Paris e com a Nova Agenda Urbana.
Os organizadores:
O XIII Encontro Nacional das Cidades e Vilas Resilientes, é organizado pelos municípios de Almada, Seixal e Sesimbra através dos Serviços Municipais de Proteção Civil.
Tema do XIII encontro:
O XIII Encontro Nacional das Cidades e Vilas Resilientes aborda os seguintes temas:
• Apagão Ibérico – Uma Oportunidade para Redes Mais Fortes e Resilientes
• Riscos Costeiros e Estuarinos
• Sistemas de Aviso e Alerta
• Boas Práticas para a Resiliência, apresentadas por municípios que integram a rede nacional
Contará também com um painel político, que abordará o tema da “Importância da Resiliência na Governança Local”.
Consulte mais informações clicando aqui.