Skip to main content
21 March 2024

Almada celebra um ano de microflorestas

No dia em que se comemora do Dia Mundial da Árvore, Almada celebra o trabalho feito ao longo de um ano, na plantação e manutenção de microflorestas no concelho. Cerca de 40 crianças da Escola Básica de Santa Maria juntaram-se às celebrações e ajudaram a plantar mais espécies na microfloresta do Parque Urbano das Quintinhas.

Image
Ação de manutenção microfloresta Parque Urbano das Quintinhas
Ação de manutenção microfloresta Parque Urbano das Quintinhas

Os meninos e meninas do terceiro ano da Escola Básica de Santa Maria não faltaram à celebração do Dia Mundial da Árvore, num dia em que se comemora também a plantação da primeira microfloresta no concelho de Almada.

Plantada a 19 de março de 2023, a primeira microfloresta nasceu no Parque Urbano dos Crastos, no Pragal, com intuito de contribuir para tornar o concelho mais sustentável, biodiverso e adaptado às alterações climáticas.

Ao longo deste ano surgiram mais 4 microflorestas. O Parque Multiusos na Sobreda, o Bairro do Matadouro no Pragal, o Parque Comandante Júlio Ferraz em Almada e, mais recentemente, o Parque Urbano das Quintinhas também na Sobreda, receberam estes espaços promotores de um clima mais ameno.

Tanto a plantação, como a manutenção, contou (e conta) com o apoio de voluntários, que participam nas tarefas associadas às microflorestas, como a realização de monda, o revestimento de terreno e plantação de outras espécies, necessárias para a sua conservação.

Rosmaninho, alecrim, estevinhas, medronheiro ou aroeira, foram algumas das espécies plantadas pelas crianças que participaram, hoje, nesta ação de manutenção e que contribuíram para um concelho mais verde.

Se também quiser fazer parte deste movimento, há ações quinzenais para participar sozinho ou em família. A próxima é já na manhã de 7 de abril no Parque Urbano do Pragal. 

Esteja atento às plataformas digitais da CMA para saber mais sobre esta iniciativa.