Almada
Intervenção social
27 September 2021

Almada integra Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais

A Câmara Municipal de Almada é uma das 24 autarquias selecionadas para integrar a 1.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais com o projeto «Tempo para Si».

tempo para si

Os serviços de descanso do cuidador são um tipo de resposta relativamente recente em Portugal que visam proporcionar uma pausa temporária da responsabilidade de cuidar, para que o cuidador repouse e realize outras atividades ou obrigações de carácter pessoal.

«Tempo para Si» é uma resposta de parceria entre o Município de Almada, a APPACDM – Centro Quinta dos Inglesinhos, enquanto entidade gestora, e a APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal, enquanto entidade executora, concretizado pela Câmara Municipal de Almada (CMA) através de um protocolo de colaboração, estabelecido em julho de 2021.

O projeto permite o gozo de tempos de descanso e/ou lazer do cuidador informal, com recurso a uma bolsa de cuidadores formais, devidamente qualificados, que se propõem a acompanhar as pessoas cuidadas no domicílio destas.

A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por municípios e freguesias nesta área, em Portugal, através da atribuição de selos de mérito.

Podem candidatar-se ao projeto «Tempo para Si» os cuidadores informais que residam no concelho de Almada, que prestem cuidados a pessoa dependente, podendo ser um familiar, amigo ou pessoa próxima que assume a função de cuidador principal a tempo inteiro, desempenhando tarefas de apoio a outrem.

Para mais informações contacte o Centro Quinta dos Inglesinhos da APPACDM através do e-mail dir.qi@appacdm-lisboa.pt ou do contacto telefónico 212 945 530 / 965 009 971.