Inteiramente gratuito, o curso de Suporte Básico de Vida (SBV)/Desfibrilhação Automática Externa (DAE) foi financiado na totalidade pela CMA com o objetivo de, além do correto acionamento dos meios de socorro adequados, dotar mais pessoas com competências técnicas de Suporte Básica de Vida com o uso de desfibrilhador automático externo perante alguém em paragem cardiorrespiratória.
“É com enorme alegria que vejo, hoje, esta casa emblemática - o Museu da nossa cidade - cheia de homens e mulheres que decidiram, por via da sua vontade, dedicar-se um pouco mais ao próximo. É um sinal de dedicação à nossa comunidade”, referiu Francisca Parreira, vereadora com o pelouro da Proteção Civil e Segurança da CMA, reforçando a ideia de que “temos de olhar a Proteção Civil como sendo uma área de planeamento, de estratégia e de prevenção que venha, ao longo da sua dimensão e da sua atuação, a prever antecipadamente o risco e a preparar as comunidades para o enfrentar. E é isso que está aqui a acontecer”.
Este curso, destinado a residentes e/ou trabalhadores no concelho maiores de 18 anos que decorreu em novembro e dezembro de 2023, faz parte do Programa Comunitário de Desfibrilhação Automática Externa implementado em Almada, desde 2020.
A entrega de diplomas aconteceu no final desta tarde no Museu de Almada – Casa da Cidade.
Como funcionam as cabines DAE externas
Já reparou nas pequenas cabines amarelas, com um símbolo verde, em diversos espaços públicos do concelho? Saber como utilizá-las pode significar salvar vidas.
Perante uma vítima em paragem cardiorrespiratória, a cabine DAE externa mais próxima pode ser acionada. Depois de abrir a porta exterior da cabine DAE, seguem-se as instruções que estão assinaladas no interior, dando início a uma chamada telefónica.
Depois da cabine ser acionada, são enviados SMS aos operadores DAE credenciados para que se apresentem, no mais curto espaço de tempo possível, junto da cabine DAE ativada.
Uma vez junto à vítima, o operador DAE deve iniciar os procedimentos aprendidos no curso SBV/DAE, informando o 112.
Saiba mais sobre o DAE.
Localização as cabines DAE
Atualmente, existem seis cabines DAE externas, acessíveis 24 horas por dia. Eis as suas localizações:
Almada
- Av. Professor Egas Moniz (junto ao Teatro Municipal Joaquim Benite)
- Av. D. Nuno Álvares Pereira (em frente ao n.º 80)
Charneca de Caparica
- Praceta Ruy Coelho (junto ao Pavilhão Municipal)
Costa de Caparica
- Rua de Almada (junto ao Pavilhão Municipal)
Feijó
- Alameda de Guerra Junqueiro (junto ao Complexo Municipal dos Desportos)
Pragal
- Rua Marcos de Assunção (junto ao n.º 4 do Almada Business Center)
Mais informações
Câmara Municipal de Almada – Serviço Municipal de Proteção Civil
Tel.: 212 946 577/8/9
proteccao.civil@cm-almada.pt