Na apresentação da Operação “Floresta Segura, Floresta Verde” Francisca Parreira, vereadora responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), sublinhou a importância deste conjunto de ações e afirmou que “Almada tem sido precursora na área da prevenção.”
Durante o período em que decorre a Operação Floresta Segura, Floresta Verde – de 1 de julho a 30 de setembro– vão ser pré-posicionados meios de vigilância e deteção de incêndios em 11 locais estratégicos do concelho para garantir uma primeira intervenção mais rápida.
Também a equipa de Sapadores Florestais da CMA vai estar em alerta na torre de vigia da Praia da Rainha. Estas ações de prevenção e vigilância contam ainda com a participação dos Panteras – Corpo Permanente de Voluntários do SMPC.
Outra das ações é o Sistema de Aviso de Risco de Incêndio Florestal na zona de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica – painéis situados no acesso norte da Estrada Florestal, no Giramar, no Parque de Merendas da Aroeira e no Parque de Merendas da Tremoceira.
Nos meses de julho e agosto regressa o programa Voluntariado Jovem para a Floresta que, além de contribuir para a vigilância do território e a recolha de lixo nas áreas florestais, tem como objetivo sensibilizar a população para a prevenção da floresta e respetivos ecossistemas.
A Operação Floresta Segura, Floresta Verde coloca em prática o Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios aprovado pela Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Almada.
Apesar de Almada ser o concelho da Área Metropolitana que regista o maior número de ocorrências, é também aquele que tem menor área ardida – 10,78 hectares entre 1996 e 2022.
Exposição de meios da Proteção Civil
Ao longo do dia, a Alameda do Parque da Paz recebeu a exposição de meios e demonstrações dos vários agentes de Proteção Civil e entidades que colaboram nesta área desde as corporações de bombeiros – Almada, Cacilhas e Trafaria –, às forças de segurança – PSP e GNR – Autoridade Marítima, Polícia Marítima, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, SMPC, Corpo de Voluntários Permanente do SMPC de Almada (Panteras), mas também o Clube de Proteção Civil do Colégio Campo de Flores e outras associação que colaboram nesta área, como o Grupo de Intervenção Canino – Busca e Salvamento K9.
O programa da 9.ª edição da Semana da Proteção Civil termina no próximo domingo com a celebração do Dia Municipal do Bombeiro, na Costa da Caparica.