Caderno Traço Viagem
Em finais de 2016, em pleno boom lisboeta de cursos e workshops sobre o diário gráfico, o artista e professor Richard Câmara procurou outro lugar onde pousar o olhar e propôs atravessar o rio para desenhar.
Em simultâneo, apetecia-lhe usar e trabalhar o diário gráfico enquanto objeto, aproximado à ideia do caderno de artista, e também conhecer e explorar com o desenho grande parte da margem sul do Tejo.
Assim nasceu o ciclo de formação «Lisboa da Outra Margem». Uma vez por mês, exploravam-se lugares de onde se avistava Lisboa, que servia de pano de fundo e pretexto para conhecer e desenhar a frente ribeirinha desde o Barreiro até à Cova do Vapor.
Durante três anos houve a oportunidade de sentir, ver e entender esta forma de desenhar, a partir de locais e pontos de vista diferentes, experimentando individualmente e em coletivo, num percurso que esta exposição evoca em três momentos: desenhar para expor (Caderno), a vontade de arriscar e explorar (Traço), e o desejo de criar e recriar-se (Viagem).