Museu
Exposições
17 May 2022 10:00

a

24 September 2022 18:00
Inauguração: 14 de maio de 2022 (a partir das 18h00)
DESDE 1.50€
Museu de Almada - Casa da Cidade
VER MAPA

Caderno Traço Viagem

Image
caderno
Image
caderno traço viagem1
Image
caderno traço viagem2
Image
caderno traço viagem3
Image
caderno traço viagem4

Em finais de 2016, em pleno boom lisboeta de cursos e workshops sobre o diário gráfico, o artista e professor Richard Câmara procurou outro lugar onde pousar o olhar e propôs atravessar o rio para desenhar.


Em simultâneo, apetecia-lhe usar e trabalhar o diário gráfico enquanto objeto, aproximado à ideia do caderno de artista, e também conhecer e explorar com o desenho grande parte da margem sul do Tejo.


Assim nasceu o ciclo de formação «Lisboa da Outra Margem». Uma vez por mês, exploravam-se lugares de onde se avistava Lisboa, que servia de pano de fundo e pretexto para conhecer e desenhar a frente ribeirinha desde o Barreiro até à Cova do Vapor.


Durante três anos houve a oportunidade de sentir, ver e entender esta forma de desenhar, a partir de locais e pontos de vista diferentes, experimentando individualmente e em coletivo, num percurso que esta exposição evoca em três momentos: desenhar para expor (Caderno), a vontade de arriscar e explorar (Traço), e o desejo de criar e recriar-se (Viagem).