Plano de Urbanização Almada Poente

Enquadramento

O território em que se insere a Área de Intervenção do Plano de Urbanização de Almada Poente (PUAP) constitui uma situação singular no contexto da Área Metropolitana de Lisboa.

A localização desta área, que tem como antecedente o Plano Integrado de Almada (PIA) no contexto da região metropolitana e do concelho de Almada configura -se claramente como a sua principal valia, situação que recentemente se vê reforçada pela conquista de uma invejável acessibilidade regional por via da ligação ferroviária a Lisboa/Setúbal e da entrada em funcionamento do Metro Sul do Tejo. Apesar disso, e paradoxalmente, ainda não foi possível romper com o estatuto de perificidade de uma zona prefigurada por antecedentes e dinâmicas de exclusão assinaláveis.

Ainda encapsulado por barreiras diversas, de natureza física, social e económica, este território mantém-se impermeável a uma integração no espaço social e urbano da envolvente.

Situado na zona natural de expansão da Cidade de Almada, incluído maioritariamente na freguesia da Caparica e em parte na freguesia do Pragal, esta área estabelece a transição com a malha urbana consolidada, apresentando ainda uma “ruralidade” que subsiste através das antigas quintas bem como das zonas agrícolas ainda existentes.

Com uma localização única em termos de sistema de vistas panorâmicas para o rio Tejo e para Lisboa, associado à componente paisagística, este local apresenta condições de excelência no concelho. A área do PIA assume um papel de relevância, tanto pela sua localização geográfica como em termos de rede de equipamentos e serviços instalados, quer no contexto concelhio quer no contexto da vertente sul do estuário do rio Tejo, devido à sua abrangência que por vezes assume o nível regional/metropolitano. Potenciar os recursos humanos, a sua história e identidade locais é um dos factores chave para dinamização.

Proposta

Tendo por base a Visão Estratégica consagrada no Estudo Estratégico Almada Poente (EEAP) pretende -se que Almada Poente se projete como uma nova centralidade urbana, para se abrir ao exterior e se diferenciar no concelho de Almada e na Área Metropolitana de Lisboa, afirmando-se enquanto Almada Poente - Cidade Aberta.

• Um Miradouro sobre o estuário;
  • Um Habitat de Qualidade;
  • Um Território de Inovação;
  • Um Espaço de Multiculturalidade

Trata -se de uma aposta clara no aproveitamento dos valores endógenos deste território, jogando na sua projeção enquanto motores de uma estratégia de afirmação à escala metropolitana.

Linhas-Chave da Estratégia

• Diversificar e qualificar o mercado de habitação;
  • Preencher a estrutura urbana, criar novas frentes de urbanização e promover um tecido edificado compacto;
  • Promover ligações com toda a envolvente;
  • Referenciar o território e requalificar o espaço urbano;
  • Valorizar e reutilizar a encosta ribeirinha enquanto suporte físico da reconfiguração territorial;
  • Criar emprego local;
  • Assegurar a coesão social assente na empregabilidade e na solidariedade;
  • Qualificar e diversificar o comércio e serviços em conjugação com uma aposta no turismo e restauração;
  • Investir na melhoria das condições ambientais
Cronologia

Novembro 2012
Início da elaboração do Plano de Urbanização Almada Poente

Dezembro 2011
Período de Participação Pública do Plano de Urbanização de Almada Poente

Novembro 2011
Realização do 1º Fórum de Participação de apresentação dos Termos de Referência do Plano de Urbanização de Almada Poente na Escola Básica 2,3 do Monte de Caparica

Setembro 2011
Publicação em Diário da República dos Termos de Referência do Plano de Urbanização de Almada Poente

Julho 2011
- Sessão de Câmara (20 de Julho) – Aprovação dos Termos de Referência do Plano de Urbanização
- Sessão de Câmara (20 de Julho) – Aprovação do protocolo de colaboração entre a CMA e o IHRU
- Assinatura do protocolo de colaboração entre a CMA e o IHRU

Localização Plano de Urbanização Almada Poente

A área de intervenção do Plano integra a UNOP 3 — Almada Poente, e algumas áreas confinantes a nascente e a poente, totalizando aproximadamente 400 ha.

Sistema de Informação Geográfica

Consulte aqui o GEOPORTAL de Almada.

Termos de Referência para a Elaboração do Plano

Documentos

Edital n.º 915/2011, publicado no Diário da República n.º 189, 2ª série, de 30 de setembro de 2011, com os Termos de Referência do Plano
Sessão de Câmara (20.07.2011) - Deliberação que determina a elaboração do Plano de Urbanização de Almada Poente