Skip to main content
Enquadramento

Foi o primeiro Plano de Pormenor do Polis a passar às fases de projeto e de obra.

A sua construção iniciou-se em setembro de 2006 e foi inaugurado a 1 de junho de 2008, pelo ministro do ambiente e pela presidente da Câmara de Almada.

O novo Jardim Urbano é um espaço de lazer único na Costa de Caparica, bastante frequentado por crianças, jovens e adultos.

O Plano

Da autoria da Global, Arquitetura Paisagista Lda, o plano de pormenor do Jardim Urbano abrange uma área de 14,5 hectares, correspondendo à Mata de Santo António.

O plano prevê, entre outras intervenções, a construção de dois parques infantis, um parque juvenil, uma clareira relvada para desporto livre, um parque de merendas e a relocalização dos campos polidesportivos.

Nesta área construíram-se novos edifícios de apoio à restauração e desporto, assim como um Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.

No novo Jardim Urbano prevê-se a construção de uma banda de edifícios de habitação social, destinados a albergar famílias no âmbito do Programa PER – Programa Especial de Realojamento.

A recuperação da vegetação existente, através de operações de limpeza, de plantações e de incentivo à regeneração natural, foi outra das prioridades da intervenção.

Os acessos a esta zona serão beneficiados através da requalificação dos percursos pedonais, da construção de uma ciclovia e de lugares de estacionamento

Cronologia

2019
Publicação da Alteração por Adaptação do Plano de Pormenor do Jardim Urbano da Costa da Caparica (Regime de Proteção e Salvaguarda do Programa da Orla Costeira de Alcobaça –Cabo Espichel) em Diário da República 2ª Série n.º  165, de 29 de agosto de 2019 – Declaração n.º 64/2019.

2005
Publicação do Plano de Pormenor do Jardim Urbano, em Diário da Republica 1ª Série nº 37, de 22 de fevereiro de 2005 - RCM nº 34/2005.

2001
Termos de Referência para a elaboração do Plano de Pormenor do Jardim Urbano, outubro de 2001.

Localização
Localização PP Jardim Urbano Costa da Caparica ©CMA

O plano abrange uma área de 14,5 hectares, localiza-se no limite norte da área consolidada da Costa da Caparica, e corresponde à antiga Mata de Santo António. É limitado a Norte pelos Parques de campismo do INATEL, ORBITUR e Escuteiros, a Sul, pela linha que acompanha a Alameda Atlântica e a Oeste pelo limite nascente da Vala B (Vala dos Frades).
 

Documentos
Alteração por Adaptação - inclusão normas POC-ACE (2019)

Alteração por adaptação - Documentos

Alteração por Adaptação às normas do POC-ACE - Declaração n.º 64/2019
Planta de Implantação - Regime de Proteção e Salvaguarda da Orla Costeira
Aprovação (2005)

Documentos principais

Regulamento
Planta de Implantação
Planta de Condicionantes
Relatório
Plano e Programa de Execução
Ficha estatística
Aprovação e publicação em DR 2ª Série nº 37, de 22 de fevereiro de 2005 - RCM n.º 34/2005
Termos de Referência para a elaboração do Plano (2001)

Termos de referência

Termos de Referência para a elaboração do PPJU