Skip to main content
Almada
Câmara Municipal de Almada
Proteção Civil
16 December 2021

Reforçado Corpo Permanente de Voluntários de Proteção Civil

Dez homens e mulheres reforçam, a partir de hoje, 16 de dezembro, o Corpo Permanente de Voluntários, aumentando para cerca de 40 os elementos que integram esta equipa de apoio ao Serviço Municipal de Proteção Civil.

Image
panteras

Gustavo Gonçalves, Américo Gonçalves, Diana Gonçalves, Nélson Soares, Sérgio Silva, Bruno Pires, Ana Rodrigo (não esteve presente), Teresa Brás, Ivo Venâncio e Ricardo Lia são os novos voluntários de Proteção Civil de Almada.

Juntam-se aos elementos que já integravam o Corpo Permanente de Voluntários de Proteção Civil de Almada, também designado por “Panteras”.

Todos somos Proteção Civil

Na ocasião, a vereadora com o Pelouro da Proteção Civil na Câmara Municipal de Almada (CMA), Francisca Parreira, afirmou que «este é um daqueles sonhos que estamos a cumprir» porque «aqui, no Município, todos somos Proteção Civil».

«Quando participam nas missões do Serviço Municipal de Proteção Civil estão a cumprir uma grande missão que é ser cidadão preparado do mundo, do distrito e do município, para as causas da prevenção, do socorro e da prestação de auxílio aos que mais necessitam», concluiu a autarca almadense.

Já a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, elogiou o trabalho da CMA porque «este é o tipo de exemplos que gostaríamos de ter espalhados por todos o país» e que «podem e devem ser replicados».

A cerimónia decorreu, esta quinta-feira, 16 de dezembro, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada.

O que faz o Corpo Permanente de Voluntários de Proteção Civil

O Corpo Permanente de Voluntários de Proteção Civil de Almada tem um papel importante no apoio ao Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC).

Principais funções:

- Patrulhamento, vigilância e prevenção da floresta contra incêndios;

- Alertar o SMPC para as situações de risco detetadas;

- Apoio logístico a operações de prevenção, proteção e socorro;

- Apoio em dispositivos de prevenção de eventos municipais ou outros;

- Colaboração em ações de formação e sensibilização da população;

- Orientação e coordenação das equipas de voluntários que vierem a ser criadas para apoio a acidentes graves ou catástrofes;

- Apoio à implementação e funcionamento de redes de comunicações de emergência em caso de acidente grave ou catástrofe.

Mais informações
Câmara Municipal de Almada – Serviço Municipal de Proteção Civil
E-mail: proteccao.civil@cma.m-almada.pt