Almada
20 March 2023

Semana da Leitura – Oito dias para celebrar o prazer de ler

Horas do conto, oficinas, espetáculos ou encontros com escritores são algumas das atividades, todas gratuitas, que a Rede Municipal de Bibliotecas de Almada preparou para a Semana da Leitura, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027 que celebra o prazer de ler junto de crianças e jovens. Em Almada, a Semana da Leitura acontece de 25 de março a 1 de abril de 2023.

Almada, Semana da Leitura, Bibliotecas, Crianças
©Anabela Luís | CMA

O programa é extenso e convida os mais novos, desde tenra idade, a descobrir a leitura como motor da imaginação, do conhecimento, da criatividade.

A apresentação da Semana da Leitura acontece a 27 de março, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Almada e conta com o espetáculo “Livros que Cantam”, uma apresentação de poemas musicados dinamizada pelo escritor João Pedro Mésseder e pela artista plástica Rachel Caiano.

Ao longo da semana, as três bibliotecas municipais – Biblioteca de Almada, Biblioteca José Saramago e Biblioteca Maria Lamas – dinamizam atividades, entre as quais workshops de BD e Manga, oficinas de escrita criativa ou poesia, dedicadas ao público escolar, de graus de ensino diferentes. A 31 de março, há “Poesia e Canções” com o escritor José Fanha e com Daniel Completo, autor de uma vasta obra de canções para crianças.

Já aos sábados, 25 de março e 1 de abril, há atividades pensadas para os mais pequenos e para as famílias, antecipando-se, ainda a celebração do Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado a 2 de abril, com a atividade “Uma Visita Inesperada” da escritora Carla Fernandes que propõe uma experiência da história com movimento e sons. Esta atividade acontece a 1 de abril, pelas 16h, na Biblioteca Municipal José Saramago.

Conheça o programa completo da Semana da Leitura AQUI. Algumas atividades requerem marcação prévia.

A Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares preparou, também, um programa especialmente dedicado à Semana da Leitura que pode consultar AQUI.