Plano Integrado de Limpeza Urbana

Diariamente, uma equipa de 200 trabalhadores garante, com elevado espírito de missão, a limpeza dos espaços públicos do município.

O Plano Integrado de Limpeza Urbana do Concelho de Almada assenta na melhoria contínua de vários planos de trabalho que concorrem para a Higiene Urbana, abrangendo todo o território, e integrando os seguintes serviços:

 

  •  Varredura Manual
  •  Varredura Mecânica
  •  Lavagem de Arruamentos
  •  Controlo de Ervas Infestantes nos passeios
  •  Desmatação de Terrenos Municipais
  •  Controlo de Pragas Urbanas
  •  Limpeza de Praias
Varredura Manual e Mecânica

A limpeza das ruas e espaços públicos encontra-se organizada em cantões.

Um cantão é uma área de território que é cuidada por um assistente operacional – o cantoneiro de limpeza.

O cantoneiro de limpeza assume a missão de varrer os arruamentos do seu cantão, manter as papeleiras e demais equipamentos em bom estado de utilização e até acondicionar corretamente os resíduos que se encontram indevidamente depositados na envolvente dos contentores e ecopontos.

Por semana, são varridas mais de 1600 ruas.

O trabalho destes homens e mulheres nunca tem fim… e a colaboração dos cidadãos é fator chave para a qualidade de vida no Município!

 

varredura manual

 

Brevemente, poderá consultar, no Geoportal da CMA, o cantão e saber a frequência dos serviços de varredura no seu bairro.

Qualquer pedido ou esclarecimento relativo aos serviços de limpeza urbana prestados na sua área de residência podem ser solicitados através da aplicação Almada Mais Perto.

A limpeza manual de ruas é complementada com a ação das 7 varredoras mecânicas que asseguram a remoção de areias e lixos nas vias, e otimizam o trabalho dos cantoneiros de limpeza na limpeza das ruas.

 

varredura mecânica

 

Como posso ajudar?

 - Não deite lixo para o chão. Utilize as cerca de 2000 papeleiras existentes em toda a cidade.

 -  Não abandone resíduos fora dos contentores e ecopontos. Cuidar da nossa cidade começa por cada um de nós.

 - Sempre que passeia o seu cão, não se esqueça de trazer um saco de plástico para apanhar os seus dejetos. Lembre-se que os dejetos do seu animal podem ser um foco perigoso de transmissão de doenças para pessoas e para outros animais. As crianças usam os espaços de lazer e aproveitam tudo o que de bom eles lhes oferecem. Apanhe sempre os dejetos do seu animal e contribua para uma cidade mais limpa e segura para todos.

 - Se tem um estabelecimento aberto e produz cartão, filme plástico, esferovite, entre outros, deve aderir ao serviço gratuito de recolha porta-a-porta prestado pela AMARSUL. Faça a sua adesão através do Nº gratuito 800 205 674 ou geral@amarsul.pt. Não coloque estes resíduos nos ecopontos ou na sua envolvente.

Lavagem de arruamentos

A lavagem de espaços públicos assegura uma higienização mais profunda de locais com grande centralidade, por onde passam diariamente muitos almadenses.

 

Os serviços municipais realizam um plano regular de lavagem de arruamentos e túneis, de modo a garantir um saudável usufruto destes espaços públicos de lazer e de circulação.

Controlo de ervas infestantes

O controlo de ervas infestantes é realizado através de equipas formadas e experientes que operam, diariamente, com motorroçadoras. Atualmente, são mais de 50 operadores aqueles que tratam incansavelmente a sua rua, o seu bairro.

Todos os anos, são intervencionados mais de 4000 arruamentos, no âmbito do Plano de Controlo de Infestantes. Este plano distingue-se por ser dinâmico e monitorizado em tempo real em todo o território, adaptado às condições climáticas e à consequente variabilidade do crescimento vegetal, designadamente, das várias espécies de ervas infestantes que invadem os nossos passeios.

Em 2020, a Câmara Municipal suspendeu a utilização de herbicida à base de glifosato em todo o território, o que veio por um lado, reforçar a política e a sustentabilidade ambiental do município, e por outro, desafiar os serviços municipais na procura de soluções alternativas que permitam manter a qualidade deste serviço.

Neste âmbito, encontra-se em fase experimental a utilização de um herbicida ecológico, à base de ácido pelargónico, cujos resultados e eficiência ainda se encontram em validação.

 

 

Controlo de ervas infestantes

 

Desmatação e Limpeza de Terrenos Municipais

A limpeza e desmatação de terrenos municipais, além de constituir uma obrigação legal dos municípios, constitui um serviço essencial para a prevenção do risco de incêndio em núcleos urbanos.

O Plano Municipal de Desmatação inclui 322 parcelas de domínio municipal, numa área total de 133 hectares.

Este Plano é assegurado por uma equipa dotada de equipamentos diversificados – motorroçadoras, motosserras, tratores de pequeno porte e tratores de grande porte com alfaias agrícolas – que, anualmente, asseguram todos os trabalhos de manutenção destes terrenos.

O trabalho desta equipa inclui ainda o Plano de Limpeza de Azinhagas e Bermas, cujo resultado é a manutenção das bermas e a segurança das vias municipais.

Consulte o Geoportal da CMA para saber se tem algum terreno municipal próximo da sua habitação.

 

Desmatação de terrenos

 

Plano de Controlo de Pragas Urbanas
pragas

A Câmara Municipal desenvolve, de forma ininterrupta,  o seu Plano Municipal de Controlo de Pragas Urbanas, através da realização de tratamentos preventivos de desbaratização, desratização e desinsetização, garantindo, desta forma, a saúde pública e a salubridade da cidade.

Todos os tratamentos são efetuados por uma empresa especializada em controlo de pragas urbanas e decorrem regularmente ao longo do ano, e nos períodos mais críticos de reprodução de cada espécie.

Anualmente, são realizados 10 tratamentos preventivos de desbaratização e desratização em cada freguesia, abrangendo todo o território de Almada.

Consulte o calendário dos tratamentos preventivos a decorrer ao longo do ano em todas as freguesias do município de Almada.

Neste Plano são considerados tratamentos preventivos nos edifícios municipais, nas piscinas municipais, nos mercados e nas escolas básicas. A Câmara Municipal colabora com as instituições do concelho nesta vertente.

No caso de verificar infestações de ratos, baratas ou outro tipo de pragas urbanas no espaço público, solicite a respetiva desinfestação através da aplicação Almada Mais Perto.

 

Plano anual de Controlo de Pragas - Geral 2022
Plano anual de Controlo de Baratas e Roedores - Escolas 2022
Plano anual de Controlo de Insetos - Escolas 2022
Limpeza de Praias

O município de Almada, território privilegiado com uma frente atlântica de 13 km de extensão e 7 praias a hastear a Bandeira Azul, recebe centenas de milhares de visitantes que desfrutam das praias, da paisagem protegida da Arriba Fóssil e de toda a oferta de cultura, desporto e lazer que este destino a tão pouca distância de Lisboa tem para oferecer.

Este território, pela pressão que recebe, em particular na época balnear, requer uma atenção muito particular no que toca a limpeza e manutenção.

Durante a época balnear, são removidos diariamente mais de 800 sacos de resíduos do areal, em que cerca de metade são materiais recicláveis (embalagens de plástico/metal e vidro) que serão tratados e transformados em novos materiais.

 

Limpeza de Praias

 

Para além do tratamento dos resíduos, 3 máquinas de limpeza percorrem diariamente os 13 km de praia para garantir a qualidade da areia e o usufruto pleno deste areal que apetece percorrer vezes sem fim… até à Lagoa!

 

maquina de praia

Como posso ajudar?

  • Ao fim do dia, deve depositar corretamente as suas embalagens de plástico/metal e vidro nos ecopontos (contentores de tampa amarela e tampa verde) que se encontram disponíveis ao longo do areal.

 

  • Opte por levar os alimentos em caixas de plástico, embrulhe os talheres e as sandes em panos e  transporte a água num cantil. Desta forma, evita o uso dos filmes plásticos e do papel de alumínio e, deste modo, estará a reduzir a quantidade de lixo produzido numa ida à praia.

 

  • Na entrada das praias, encontrará cinzeiros de praia, para evitar as beatas na areia. Este resíduo é difícil de remover do areal e é perigoso para as crianças pequenas que as podem apanhar e colocar na boca. Utilize estes cinzeiros sempre que possível. 
Para comunicar pedidos/ocorrências relacionados com resíduos urbanos ou limpeza pública pode usar a App: