Resíduos Urbanos

Aos problemas universais colocados à gestão de resíduos apontam-se soluções locais, regionais e nacionais sujeitas a diferentes contextos culturais, sociais e técnicos. O que ontem se designava vulgarmente por lixo, hoje é tido como um recurso importante da economia circular, objeto de valorização quer através da reutilização ou da reciclagem ou de qualquer outra ação de onde se podem obter materiais reutilizáveis e energia.

A estratégia do Município de Almada neste domínio integra as metas e os objetivos definidos para o setor pelo PERSU, Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos, apostando na prevenção e na redução dos resíduos e no incremento da separação para reutilização e reciclagem, com consequente redução da fração residual a eliminar, designada por resto.

A curto prazo, o sistema municipal de gestão de resíduos irá desenvolver novas recolhas seletivas, com particular destaque para os resíduos orgânicos ou biorresíduos, visando o reaproveitamento desta fração, que representa cerca de 50 % da quantidade total de resíduos urbanos.

A Amarsul, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A. detém a concessão do sistema multimunicipal de tratamento e recolha seletiva de materiais para reciclagem, extensiva a todos os municípios da península.

Os Resíduos em Números

A gestão de resíduos urbanos num município sempre assumiu um papel fundamental na salvaguarda na saúde pública e qualidade de vida das populações. Atualmente assume cada vez mais um papel de destaque, já que o lixo adquiriu um estatuto de recurso.

Cada almadense produz, em média, 415 kg de resíduos indiferenciados por ano, o que equivale a 1,1 kg por dia.

A levar a cabo esta nobre missão o município de Almada possui atualmente 140 trabalhadores que:

  • Encaminham 70 000 toneladas de resíduos indiferenciados por ano
  • Recolhem 9 278 contentores de resíduos com frequência diária
  • Executam diariamente 18 circuitos de recolha 

São ainda recolhidas por ano:

  • 9 700 toneladas de resíduos recicláveis provenientes dos ecopontos (papel e cartão, embalagens de plástico e metal e embalagens de vidro), o que equivale, em média por habitante, a 54 kg de resíduos recicláveis por ano ou 150 g por dia
  • 21 000 toneladas de resíduos volumosos (monos) recolhidos à porta e na envolvente dos contentores.

 

Sabia que:

  • Em 2020, as viaturas de recolha de resíduos urbanos percorreram 480.000 Km, o equivalente a dar 12 voltas à Terra.
  • Os contentores para deposição de resíduos são periodicamente lavados e higienizados por equipas especializadas
  • A Câmara Municipal de Almada apostou em tecnologia de ponta e atualmente consegue obter informação em tempo real através de um Sistema de Gestão de Resíduos. Este sistema permite otimizar os circuitos de recolha, além de facilitar a manutenção do parque de contentores e registar anomalias (monos junto aos contentores, contentores danificados ou sujos entre outros) no momento exato em que são observadas pelos operadores.

 

Sistema de Gestão de Resíduos

 

  • Cerca de 50% do seu contentor de lixo é composto por Biorresíduos (resíduos orgânicos): 41% de resíduos alimentares e 9% de resíduos verdes. Se todos estes resíduos forem desviados do contentor de lixo comum e devidamente encaminhados e reciclados, a fatura de tratamento destes resíduos do município, paga pelos munícipes através da tarifa de resíduos, pode diminuir em 50%.

 

 

Caracterização física dos resíduos Almada

 

  • Os resíduos recicláveis colocados fora do ecoponto não são aproveitados. Por isso, coloque sempre os resíduos recicláveis dentro do ecoponto. Estes resíduos são encaminhados a 0 € enquanto que tratar o lixo comum custa 54,68 € por tonelada!
O que faço com os meus resíduos?

Na nossa casa produzimos diariamente resíduos de diferentes origens e com destinos de tratamento muito diferentes.

Descubra de seguida como encaminhar corretamente os seus resíduos.

 

Para mais informação consulte o Regulamento Municipal de Resíduos Urbanos, Imagem, Limpeza e Higiene Urbana do Município de Almada.

Baterias Automóveis

A responsabilidade pelo destino final de baterias é sempre do produtor/importador. Este deverá assegurar a sua valorização ou eliminação em empresas licenciadas para o efeito.

Ao comprar uma bateria nova deverá entregar a velha no local de compra, sendo que no caso de resíduos de baterias de veículos automóveis particulares a retoma não depende da aquisição de uma nova bateria.

Em alternativa, poderá entregar a sua bateria gratuitamente no Ecocentro de Almada.

Cápsulas de café usadas

Sabia que cada Português consome, em média, 700 cápsulas de café por ano?

Algumas marcas recebem as cápsulas usadas na entrega de encomendas online ou nas lojas próprias. Alternativamente poderá depositá-las em contentores existentes em alguns hipermercados.

As cápsulas recolhidas são encaminhadas para reciclagem.

Poderá também optar pela utilização de cápsulas reutilizáveis, já disponíveis no mercado.

Embalagens de Plástico e Metal
embalagens plástico e metal

As embalagens vazias de plástico e metal devem ser espalmadas e colocadas no ecoponto amarelo da sua rua para serem encaminhadas para a estação de triagem da Amarsul.

Alternativamente, caso a quantidade e/ou volume o justifiquem, poderá entregar as suas embalagens no Ecocentro de Almada.

O que deve depositar

  • Garrafas e garrafões (garrafas de água, iogurte, óleo alimentar, etc)
  • Outras embalagens de plástico (embalagens de detergente, frascos de champô, embalagens de manteiga, embalagens de molhos)
  • Pacotes de leite, sumo, natas, vinho, polpa de tomate, etc.
  • Embalagens de batatas fritas e aperitivos
  • Sacos de plástico
  • Esferovite e filme plástico
  • Embalagens take-away de plástico e alumínio
  • Latas de bebidas e de conservas
  • Latas de aerossol vazias
  • Caricas

O que NÃO deve depositar

  • Plásticos não-embalagem
  • Pilhas e baterias
  • Eletrodomésticos
  • Tachos e panelas
  • Talheres
  • CDs e DVDs

Não é necessário lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto, uma vez que o processo de reciclagem assegura esta operação. 

Embalagens de Vidro
vidro

As embalagens de vidro devem ser colocadas no ecoponto verde para serem encaminhadas para a estação de triagem da Amarsul.

Alternativamente, caso a quantidade e/ou volume o justifiquem, poderá entregar as suas embalagens no Ecocentro de Almada.

O que deve depositar

  • Garrafas (bebidas e azeite)
  • Frascos e boiões (sem tampa)
  • Frascos de perfume e cosmética

O que NÃO deve depositar

  • Loiça de vidro ou cerâmica
  • Janelas, vidraças e espelhos
  • Lâmpadas
  • Embalagens de medicamentos
  • Rolhas e tampas

Os vidros de janelas de maiores dimensões devem ser encaminhados como um mono (ver Monos) e a loiça partida deve ser colocada no contentor de lixo comum.

Fração Resto

Depois de fazer a separação de todos os resíduos que produz em casa, o que sobra é muito pouco e é designado de fração resto.

Exemplos: louça partida, areias de animais, panos velho, fraldas, pensos higiénicos, meias de vidro/lycra, entre outros.

Estes resíduos devem ser colocados nos contentores específicos de cor cinza.

 

fraçao resto

 

No caso de ainda não possuir este tipo de contentor especifico na sua área de residência, deve optar por colocar estes resíduos nos contentores de lixo comum (resíduos indiferenciados).

 

Contentor

 

Lâmpadas
residuos_lampadas_cma

As lâmpadas fluorescentes tubulares, ultravioletas e compactas, de descarga de vapor de sódio, vapor metálico, vapor de mercúrio, LED e Xénon estão abrangidas por redes de recolha dedicadas. Neste âmbito existem contentores para a sua deposição em centros comerciais, bombeiros voluntários, escolas, empresas, entre outros.

Pode consultar os locais de deposição mais perto de si em ondereciclar.pt ou Rede Depositrão.

Latas de Tinta
latas de Tinta

Reutilize antes de reciclar

Ainda antes de reciclar as latas de tinta, há outras formas de reduzir o impacto das tintas e das suas embalagens sobre o ambiente.

Uma delas é a reutilização. Procure associações ou Instituições de Solidariedade Social que precisem de tintas.

Reciclar latas de tinta. Como fazer?

Se a lata de tinta estiver vazia, deve tapar bem e colocar no ecoponto amarelo.

No caso de ser um profissional, deverá contactar um operador para a eliminação destes produtos. Aceda ao Sistema de Informação do Licenciamento de Operações de Gestão de Resíduos da Agência Portuguesa do Ambiente para saber onde pode entregar os resíduos.

Madeiras

A entrega de pequenas quantidades de madeiras poderá ser feita no Ecocentro de Almada.

Para quantidades superiores, os interessados deverão solicitar a sua entrega a empresas autorizadas (ver listagem da Agência Portuguesa do Ambiente).

Medicamentos
medicamentos

As farmácias são pontos de receção permanente de embalagens de medicamentos e de medicamentos fora de prazo.

Para mais informações, poderá contactar a Valormed.

Monos
Monos à porta

Entende-se por monos, monstros ou resíduos volumosos aqueles resíduos de grandes dimensões, tais como: móveis, colchões, grandes eletrodomésticos (REEE), entre outros.

Para encaminhar os seus monos gratuitamente deverá agendar a sua recolha à porta, com a sua Junta de Freguesia através da respetiva Linha Verde ou por email: 

União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas: 800 204 819

E-mail: geralalmada@uf-acppc.pt
Sitio: www.uf-acppc.pt

União de Freguesias do Feijó e Laranjeiro: 800 204 801

E-mail: geral@jflaranjeirofeijo.pt
Sitio: www.jffeijo.pt

União de Freguesias da Caparica e Trafaria: 800 205 061

E-mail: geral@jf-caparica-trafaria.pt
Sitio: http://jf-caparica-trafaria.net/j3/

União de Freguesias da Charneca e Sobreda: 800 205 093

E-mail: geral@jf-charnecacaparica-sobreda.pt
Site: http://www.jf-charnecacaparica-sobreda.pt

Junta de Freguesia da Costa de Caparica: 800 204 853

E-mail: jfccaparicageral@gmail.com
Sitio: www.jf-costacaparica.pt

Objetos volumosos como sofás, colchões e móveis podem ainda ser entregues no Ecocentro de Almada.

Nunca deve abandonar os seus monos na via pública, junto aos contentores ou ecopontos.

Óleos Lubrificantes (automóveis)
óleos lubrificantes automóveis

É proibido despejar nos esgotos ou no solo óleos lubrificantes ou minerais (geralmente utilizados em motores de veículos ou como lubrificantes).

Os fabricantes deste tipo de resíduos pagam uma taxa ambiental pelo seu tratamento. Assim, no local de compra do novo são obrigados a receber o óleo usado, por troca. As oficinas automóveis devem receber os óleos usados quando é realizada a substituição do óleo.

Em alternativa, a entrega de óleos lubrificantes poderá ser efetuada no Ecocentro da Amarsul, desde que não estejam contaminados com água ou outros produtos.

Para grandes quantidades ou produções regulares deverá ser contactada a entidade gestora destes resíduos - Sogilub https://www.sogilub.pt/quem-somos/. Esta entidade faz a recolha sem qualquer custo para o produtor.

Óleos Alimentares Usados
Óleos Alimentares Usados OAU

Sabia que ao deitar os seus Óleos Alimentares Usados (OAU) na sanita ou no ralo do lava-loiças está a poluir o ambiente? E que 1 litro de óleo doméstico assim rejeitado pode contaminar 1 milhão de litros de água?

O óleo de cozinha é constituído por uma mistura de ácidos gordos insaturados que não apresentam solubilidade em água devido à diferença de densidades. Assim, os óleos que são lançados no esgoto vão provocar poluição na água, no solo, danos na rede de saneamento e ETAR (Estação de Tratamento de Águas Resíduais), e até ter repercussões no clima.

 

Quais os óleos que pode colocar no Oleão?

  • Óleos vegetais tais como: girassol, soja, palma e colza, azeite e óleos de conservas.

 

O que NÃO pode colocar no Oleão:

  • Óleo lubrificante de motores (uma vez que é um resíduo perigoso que impede a valorização do óleo alimentar usado)
  • Margarina e outros resíduos de alimentos resultantes da fritura (que devem ser deitados no lixo comum)

 

Onde colocar os seus OAU?

Após a sua utilização, deve deitar o óleo usado frio numa garrafa de plástico (p.e. garrafa usada de refrigerante ou do próprio óleo) com a ajuda de um funil e quando estiver cheia deve colocá-la no oleão mais perto de si.

Saiba onde no Geoportal da CMA/Limpeza Urbana/Oleões.

Em alternativa poderá entregar os seus OAU no Ecocentro de Almada.

 

oleão OAU

 

Como são valorizados os seus OAU?

O óleo depositado é depois transformado em biodiesel (1000 litros de óleo usado permitem produzir entre 920 a 980 litros de biodiesel) e ainda em sabão, velas, óleo, verniz, tintas, etc.

Papel e Cartão
Papel e Cartão

O papel e o cartão devem ser devidamente espalmados e colocados no ecoponto azul para serem recolhidos pela AMARSUL e encaminhados para reciclagem.

Se tem grandes quantidades de cartão (grandes formatos), deve dirigir-se ao Ecocentro de Almada.

Se tem um estabelecimento comercial, deve aderir ao serviço dedicado de recolha à porta, através do Nº gratuito da AMARSUL 800 205 674.

O que deve depositar

  • Caixas de cartão (caixas de cereais, bolachas, ovos, caixas de pizza SEM GORDURA)
  • Jornais e revistas
  • Papel de escrita e impressão
  • Papel de embrulho
  • Envelopes
  • Sacos de papel
  • Embalagens take away de cartão (LIMPAS)

O que NÃO deve depositar

  • Papel e cartão sujos (com gordura, restos de comida, etc.)
  • Sacos de cimento
  • Papel vegetal, papel autocolante, papel de alumínio, papel plastificado
  • Toalhetes e fraldas
Pilhas e Acumuladores
Pilhas e acumuladores

As pilhas e acumuladores contêm na sua composição substâncias perigosas, nomeadamente metais pesados como mercúrio, cádmio e chumbo, que podem ser recuperados como matérias-primas para a produção de novos produtos. Por outro lado, se forem libertados no ambiente podem contribuir para a contaminação do solo e massas de água, motivo pelo qual estão abrangidos por legislação específica, sendo importante a sua devida separação.

Poderá entregar as suas pilhas e acumuladores em:

  • Locais de venda de pilhas e acumuladores que, por obrigação legal, recebem gratuitamente estes resíduos
  • Pontos de recolha existentes em diversas entidades. Conheça os locais de deposição mais perto de si em Ponto Depositrão ou ondereciclar.pt.
  • Ecocentro da Amarsul
Pneus Usados

A responsabilidade pela recolha de pneus usados cabe ao produtor, que a transfere para uma entidade gestora -  Valorpneu - Sistema de Gestão de Pneus Usados (SGPU). Esta tem como objetivo a organização e a gestão do sistema de recolha e destino final de pneus usados.

No site da Valorpneu  pode encontrar os centros de receção para este tipo de resíduos.

Na compra dos pneus novos é paga uma taxa ambiental para financiar o seu tratamento adequado, depois de usados. Ao comprar pneus novos, a entidade é obrigada a receber os pneus usados, por troca.

Radiografias

Existem campanhas periódicas para recolha de radiografias, através da sua entrega em farmácias.

Para entregas fora desse período poderá contactar a Assistência Médica Internacional - AMI

Resíduos de Construção e Demolição (RCD) ou Entulhos
entulhos RCD big bag

Os empreiteiros ou promotores de obras que produzam Resíduos de Construção e Demolição (RCD), vulgarmente designados por entulhos, são responsáveis pela sua gestão, a qual só pode ser efetuada por operadores devidamente autorizados. 

Se está a realizar uma pequena obra de remodelação, não sujeita a licenciamento, pode recorrer ao serviço de sacos big bag de 1m3 disponibilizados pela Câmara Municipal, mediante pagamento, de acordo com a Tabela de Taxas e Licenças.

Consulte o procedimento disponível mais abaixo para saber como requisitar este serviço.

 

Espaços Cidadão com serviço disponível

Espaço Cidadão Costa da Caparica

Avenida da República, n.º 18

Espaço Cidadão Sobreda

Largo António José Piano Júnior (Solar dos Zagallos)

 

Horário de funcionamento

Segunda a sexta das 9h00 às 18h00.

Não encerra no período de almoço

 

Para mais informações, contacte-nos através de almadainforma@cma.m-almada.pt.

 

Procedimento do Serviço de Recolha de Entulhos
Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE)
REEE

Tipos de REEE

  • Grandes eletrodomésticos
  • Pequenos eletrodomésticos
  • Equipamentos informáticos e de telecomunicações
  • Equipamentos de consumo e painéis fotovoltaicos
  • Equipamentos de iluminação
  • Ferramentas elétricas e eletrónicas (com exceção de ferramentas industriais fixas de grandes dimensões)
  • Brinquedos e equipamento de desporto e lazer
  • Aparelhos médicos (com exceção de todos os produtos implantados e infetados):
  • Instrumentos de monitorização e controlo (balanças, etc.)
  • Distribuidores automáticos
  • Cartões com chip eletrónico

 

Locais de Entrega de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE)

  • Nas lojas, no momento de aquisição de um equipamento novo (grandes eletrodomésticos)
  • Contentores existentes em algumas superfícies comerciais do Concelho para eletrodomésticos inferiores a 50 cm. Conheça os locais de deposição mais perto de si em SNIAmb.
  • Recolha pelas Juntas de Freguesia de REEE de grandes dimensões, provenientes de habitações, mediante agendamento.
Resíduos Indiferenciados
indiferenciados

Os resíduos indiferenciados (lixo comum) são o que sobra após separar a fracção reciclável dos resíduos domésticos.

Atualmente, a maioria dos contentores existentes no município de Almada são para este tipo de resíduos.

No entanto, até dezembro de 2023, esta realidade irá ser progressivamente alterada, uma vez que será implementada a recolha seletiva de resíduos orgânicos. Deste modo, os contentores verdes para recolha de indiferenciados serão substituídos por:

  • contentor castanho para os resíduos orgânicos (biorresíduos)
  • contentor cinzento para a fração resto

 

 

orgânico e resto

 

Resíduos Orgânicos ou Biorresíduos
orgânicos

Os resíduos orgânicos, também conhecidos por Biorresíduos, são os resíduos decorrentes da preparação de refeições e do consumo dos alimentos e são produzidos em quantidades bastante significativas: cerca de 40% do nosso caixote do lixo é composto por resíduos orgânicos.

Com vista a minimizar a quantidade de resíduos orgânicos destinados a aterro, a CMA tem em curso diversos projetos:

O primeiro projeto piloto de recolha de resíduos orgânicos em contentores coletivos na via pública arrancou na Costa de Caparica em junho de 2021.

Em 2022, a recolha de resíduos orgânicos irá ser alargada a outras zonas do Concelho de Almada.

ecoilha

 

O que depositar:

  • Restos de alimentos crus e cozinhados ou fora da validade
  • Legumes
  • Fruta
  • Carne
  • Peixe
  • Restos de sopa
  • Restos de pão e bolos
  • Cascas de ovos
  • Borras de café
  • Saquinhos de chá
  • Guardanapos de papel

O que NÃO depositar:

  • Embalagens plásticas e metálicas (contentor amarelo)
  • Jornais, revistas e outro papel impresso (contentor azul)
  • Cartões (contentor azul)
  • Medicamentos (entregar nas farmácias)
  • Óleos alimentares usados (colocar nos oleões)
  • Águas resultantes da lavagem de alimentos
  • Fraldas, pensos e afins (contentor cinzento)
  • Fezes de animais e areias contaminadas com excrementos de animais (contentor cinzento)
  • Caricas e rolhas
  • Pilhas, lâmpadas, pequenos eletrodomésticos (colocar nos eletrões existentes nas superfícies comerciais e supermercados)
  • Beatas (contentor cinzento)
  • Têxteis (colocar no contentor para roupas usadas)

No caso da sua zona ainda não possuir contentores específicos para este tipo de resíduos, estes devem ser colocados nos contentores de lixo comum (indiferenciado).

Resíduos verdes
residuos_verdes_cma

Entende-se por resíduos verdes os provenientes da limpeza e manutenção dos jardins ou hortas das habitações ou outros espaços de uso privado, nomeadamente folhas, aparas, ramos (até 1m de comprimento), troncos (até 50 cm de comprimento), relva e plantas, cuja produção semanal não exceda os 1100 litros.

Para encaminhar gratuitamente os seus resíduos verdes deverá agendar a sua recolha à porta,com a sua Junta de Freguesia, através da Linha Verde, ou por email: 

União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas: 800 204 819

E-mail: geralalmada@uf-acppc.pt
Sitio: www.uf-acppc.pt

União de Freguesias do Feijó e Laranjeiro: 800 204 801

E-mail: geral@jflaranjeirofeijo.pt
Sitio: www.jffeijo.pt

União de Freguesias da Caparica e Trafaria: 800 205 061

E-mail: geral@jf-caparica-trafaria.pt
Sitio: http://jf-caparica-trafaria.net/j3/

União de Freguesias da Charneca e Sobreda: 800 205 093

E-mail: geral@jf-charnecacaparica-sobreda.pt
Site: http://www.jf-charnecacaparica-sobreda.pt

Junta de Freguesia da Costa de Caparica: 800 204 853

E-mail: jfccaparicageral@gmail.com
Sitio: www.jf-costacaparica.pt

Estes resíduos podem ainda ser entregues no Ecocentro de Almada.

Nunca deve abandonar os seus resíduos verdes na via pública, junto aos contentores ou ecopontos.

 

Rolhas de Cortiça
rolhas de cortiça

Podem ser depositados em contentores específicos existentes em algumas grandes superfícies comerciais existentes no município de Almada.

Para saber o local mais próximo de sua casa pode consultar o site Greencork

Roupas usadas

Os resíduos têxteis deverão ser depositados nos vários contentores específicos disponíveis em vários locais do Concelho de Almada.

No entanto, sempre que tem roupas ainda em bom estado mas que já não precisa, deverá privilegiar a sua reutilização doando a quem mais necessita, nomeadamente entregar diretamente nas várias instituições de Apoio Social existentes no Município.

Toners e Tinteiros

Os toners e tinteiros usados poderão ser encaminhados para algumas superfícies comerciais  existentes no concelho de Almada ou para outros operadores autorizados pela Agência Portuguesa do Ambiente.

  • STAPLES
  • BOX (Auchan Forum Almada)
Veículos em fim de vida (VFV)

Os veículos em fim de vida deverão ser entregues a um operador autorizado para proceder ao seu desmantelamento, sem qualquer custo. A lista de operadores autorizados encontra-se disponível no site da entidade gestora - Valorcar. O operador passará um certificado de destruição, que será utilizado para proceder à anulação da matrícula  para o proprietário deixar de pagar o imposto correspondente ao veículo em causa.

Caso identifique uma viatura abandonada na via pública, pode reportar esta ocorrência através do email geral@wemob.pt.

Tipos de Recolha
Recolha porta-a-porta
Recolha Porta-a-Porta PaP

Recolha porta-a-porta doméstica

A recolha de resíduos porta-a-porta já existe em várias zonas do concelho de Almada e durante o ano de 2022 irá ser alargada no âmbito de uma candidatura ao POSEUR para implementação da recolha dedicada de resíduos orgânicos (biorresíduos).

A recolha porta-a-porta irá abranger cerca de 18725 habitantes, essencialmente na União de Freguesias da Charneca e Sobreda. Esta recolha é realizada em contentores individuais exclusivos de cada habitação, em dias específicos de acordo com cada zona e com a fração de resíduos (papel e cartão/embalagens de plástico e metal/orgânicos/resto).

Atualmente ainda não existe a recolha porta-a-porta dedicada de resíduos orgânicos, mas apenas de resíduos indiferenciados (resíduos orgânicos + fração resto).

Para saber quais os dias de recolha de resíduos indiferenciados na sua zona de residência, consulte o Geoportal da CMA/Limpeza Urbana/Recolha Porta-a-Porta e pesquise pela localização da sua casa.

Se já é servido por recolha porta-a-porta de papel/cartão e embalagens de plástico e metal, realizado pela empresa AMARSUL, pode consultar aqui o calendário dos dias da recolha.

                                                      Recolha Seletiva Porta-a-Porta (Amarsul)

Calendario_PaP_AMARSUL

 

A recolha de resíduos porta-a-porta é complementada por uma rede de vidrões de utilização coletiva, distribuídos pela via pública.

 

Recolha porta-a-porta comércio

Se tem um estabelecimento comercial e produz resíduos de papel e cartão, vidro, filme plástico, esferovite, entre outros, deve aderir ao serviço gratuito de recolha porta-a-porta prestado pela AMARSUL. Faça a sua adesão através do Nº gratuito 800 205 674 ou geral@amarsul.pt. Não coloque estes resíduos nos contentores para resíduos indiferenciados nem nos ecopontos, ou na sua envolvente.

 

Recolha de proximidade
recolha_proximidade_cma

A recolha de proximidade é o principal tipo de recolha existente no concelho de Almada e caracteriza-se por contentores de uso coletivo de várias capacidades (desde 800 litros até 5000 litros) disponíveis na via pública e, sempre que possível, a uma distância máxima de 100 metros do utilizador.

Neste momento o município de Almada tem disponíveis contentores para recolha de resíduos indiferenciados, resíduos recicláveis (papel e cartão/embalagens de plástico e metal/vidro) e, no centro da Costa da Caparica, para resíduos orgânicos e fração resto.

 

Recolha a pedido
Recolha de monos Câmara Municipal de Almada

Existem serviços de recolha a pedido, mediante agendamento, disponíveis para:

  • Resíduos volumosos (monos ou monstros)
  • Resíduos verdes resultantes da manutenção de jardins particulares
  • Entulhos de pequenas obras não sujeitas a licenciamento.

No caso dos monos e dos resíduos verdes, deverá agendar a recolha à porta com a sua Junta de Freguesia.

União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas: 800 204 819

E-mail: geralalmada@uf-acppc.pt
Site: www.uf-acppc.pt

União de Freguesias do Feijó e Laranjeiro: 800 204 801

E-mail: geral@jflaranjeirofeijo.pt
Site: www.jffeijo.pt

União de Freguesias da Caparica e Trafaria: 800 205 061

E-mail: geral@jf-caparica-trafaria.pt
Site: http://jf-caparica-trafaria.net/j3/

União de Freguesias da Charneca e Sobreda: 800 205 093

E-mail: geral@jf-charnecacaparica-sobreda.pt
Site: http://www.jf-charnecacaparica-sobreda.pt

Junta de Freguesia da Costa de Caparica: 800 204 853

E-mail: jfccaparicageral@gmail.com
Site: www.jf-costacaparica.pt

 

A recolha dos Resíduos de Construção e Demolição (vulgo entulhos) é um serviço prestado pela CMA, mediante requisição de um saco big bag.

Consulte mais informação no tema Resíduos de Construção e Demolição (RCD) ou Entulhos.

Lavagem de contentores
lavagem_contentores_cma
Descarga de contentor enterrado
lavagem_contentores_cma
Lavagem do interior de contentor enterrado
lavagem_contentores_cma
Lavagem exterior