A ação climática é um conjunto de intervenções e ações que contribuem diretamente para a transição energética, “descarbonização” e a adaptação às alterações climáticas, promovendo a resiliência dos sistemas naturais, sociais e económicos.
Um Plano de Ação Climática é um conjunto estruturado de medidas e estratégias destinadas a mitigar as mudanças climáticas. Sugere a aplicação e adoção de medidas de adaptação aos seus efeitos e deve também ser um instrumento participativo de tomada de decisão.
Deixamos alguns exemplos para a sua construção:
- Avaliação e inventariação de Emissões Locais - Estudar e perceber onde está o foco das emissões de GEE (gases com efeito de estufa) gerados pelas atividades locais tendo em vista a implementação de ações para a sua possível redução.
- Estabelecimento de Metas - Definir metas para a redução de emissões dando como exemplo o aumento da eficiência energética e a promoção do uso de energias renováveis nos edifícios e equipamentos;
Desenvolver programas e ações de gestão de resíduos promovendo a reciclagem, compostagem e ou reutilização de materiais;
Incentivar o uso do transporte público e a promoção do uso dos modos suaves.
- Promoção Ambiental - Promover e restaurar áreas verdes urbanas com a adaptação de medidas de preservação dos ecossistemas naturais e da promoção da biodiversidade.
- Envolvimento da Comunidade - Envolver a comunidade nas ações e na mudança de hábitos para adoção de práticas sustentáveis.
- Adaptação - Desenvolver estratégias para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, como cheias, ondas de calor e eventos climáticos extremos.
Projetos em Curso
Reduna
O ReDuna é um projeto que visa promover a restauração ecológica e a recuperação do sistema dunar das praias do concelho de Almada, aumentando a capacidade de retenção das areias e tornando o cordão dunar mais resistente à erosão provocada pelo vento e pelo mar. Estas ações de restauro integram a política municipal de adaptação às alterações climáticas, como forma de responder à subida do nível do mar e consequente risco de galgamento nas zonas costeiras.
Microflorestas
As Microflorestas são uma ferramenta natural para trazer mais verde para o espaço urbano. São bolsas de natureza criadas pelo homem e que podem desempenhar várias funções importantes na cidade. São plantadas uma grande diversidade de plantas nativas adaptadas ao clima local com o objetivo de promoção da biodiversidade e amenização climática.
Projeto Europeu Sun4ALL
Tem por objetivo a facilitação no acesso a energias renováveis por famílias vulneráveis através da instalação de sistemas de autoconsumo coletivo nos prédios municipais. Nesta fase piloto pretende-se constituir uma comunidade de autoconsumo que incluirá habitação pública municipal localizada na Rua dos 3 Vales e na Rua de São Lourenço Poente.
Projeto Europeu COOLife Almada
Tendo por objetivo aumentar a capacidade de adaptação da cidade a ondas de calor, pretende-se a implementação de um conjunto de soluções multifuncionais com o objetivo de amenizar e reduzir a temperatura de áreas centrais da cidade como de risco maior às ondas de calor.
Cicloficina
Uma ação com recurso a voluntários que ajudam a consertar ou reparar bicicletas usando peças e componentes cedidos por outros ciclistas ou lojas de bicicletas apoiantes. Trata-se de um projeto que visa a redução do desperdício com a reutilização de peças e componentes de outras bicicletas numa troca de experiências e de equipamentos fomentando assim a circularidade dos recursos.
Caso queira mais informações ou dar o seu contributo para a construção deste instrumento estratégico pode faze-lo aqui acaoclimatica@cma.m-almada.pt
O EU LIFE ASAP é um projeto que tem como principal objetivo acelerar a ação climática nas cidades europeias, especificamente em Portugal, Suécia, Roménia e Hungria.
Colaboram com diversas cidades e stakeholders locais para co-criar soluções climáticas baseadas em evidências científicas, envolvendo cidadãos e cidadãs nas ações climáticas das suas cidades.
As cidades participantes neste projeto irão receber uma avaliação personalizada e apoio específico e direcionado para alcançar as metas climáticas.
Durante a fase piloto deste projeto, os escritórios da rede WWF em Portugal, Suécia, Roménia e Hungria estarão a trabalhar com um grupo selecionado de cidades. Em Portugal, as cidades envolvidas neste projeto são Almada, Braga e Cascais. Trabalharemos com a comunidade local, em especial com as comunidades mais jovens, no sentido de os envolver nos planos climáticos das suas cidades.
Atividades
Está em curso o recrutamento de jovens nas diversas atividades deste projeto, em parceria com núcleos das Universidades.
A inscrição é feita através do formulário
Participe!
Teve lugar a 21 de Março na Costa da Caparica o workshop técnico "Visões Almada 2050", que contou com a participação de um conjunto de entidades que partilharam as suas visões de cenários de ação e evolução climática de Almada até 2050.
Este workshop enquadra-se na elaboração do Plano de Ação Climática de Almada, em linha com as ambições de redução de emissões traçadas pelo Novo Pacto dos Autarcas para o Clima e para a Energia, e com as metas reforçadas pelo Roteiro para a Neutralidade Carbónica e pelo Plano Nacional Energia e Clima.
Trata-se de um trabalho conjunto para o desenvolvimento da Agenda para uma Almada Neutra em Carbono 2050 - Roteiro para a Mitigação de Emissões de Gases de Efeito de Estufa, numa colaboração entre a autarquia e o LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.
A descarbonização diz respeito a todos os agentes e setores de atividade económica no município e deste encontro emergiram importantes contributos que serão incorporados na estratégia municipal de redução de emissão de gases de efeito de estufa, que tem como meta a neutralidade carbónica deste território até 2050.
Brevemente será divulgada a data do próximo encontro, fique atento!