Banner Encontro Nacional Centros Históricos

A Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico e a Câmara Municipal de Almada organizam entre, 10 e 12 de novembro de 2022, o XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico.

Subordinado ao tema central “Turismo e Centros Históricos”, o Encontro visa refletir sobre o Turismo e as suas implicações nos centros históricos, seja como inegável fator de desenvolvimento e de regeneração, mas também de ameaça ao património edificado, às atividades tradicionais e à permanência da população residente.

Serão discutidas as várias realidades dos centros históricos portugueses, os seus problemas e desafios e as estratégias e os instrumentos para lhes fazer face, no quadro da compatibilização entre as necessidades de revitalização e modernização das áreas centrais, com a salvaguarda dos seus valores identitários, patrimoniais e tecido social, bem como o papel que um turismo sustentável pode ter neste processo.

Serão incontornáveis as abordagens a questões como a compatibilização entre habitação e lazer, a disponibilização de habitação para arrendamento permanente, as questões da transformação de usos do edificado, o alojamento local, a mobilidade e a limpeza urbana, os instrumentos de financiamento e legislativos.

(Página em atualização)

Programa provisório
Preçário
  • Associados (Municípios e entidades com protocolo assinado com a APMCH): 75€
  • Inscrições com comunicação: 50€
  • A partir da 2ª inscrição: 60€

• Entidades oficiais, universidades e associações: 100€
  • Inscrições com comunicação: 65€
  • A partir da 2ª inscrição: 80€

• Municípios não associados e empresas: 150€
  • Inscrições com comunicação 100€
  • A partir da 2ª inscrição 120€

Nota: Estudantes e residentes no Município estão isentos de pagamento mediante apresentação de comprovativos.

PAGAMENTO:

Transferência bancária - IBAN/NIB: 0035 0825 0001 0485 7307 7
Banco: CGD

Titular:
Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico
Rua do Castelinho, nº 17
5100-127 LAMEGO
NIF 502 131 047

Solicita-se o envio de comprovativo para o endereço:
apmch.herculano@gmail.com

tcenthistoricos@cma.m-almada.pt