De quarentena mas felizes


Nesta página pode encontrar diversas atividades, do desporto à cultura; da culinária à saúde, que o ajudarão a praticar e a aplicar o tempo de forma mais saudável e equilibrada e que contribuirão para conhecer um pouco mais da atividade do concelho ao mesmo tempo que investe em si.

DESPORTO EM CASA


Para prevenir a propagação da doença por novo coronavírus (Covid-19), os nossos hábitos diários mudaram por completo. 

No entanto, as tarefas do dia a dia, domésticas ou de trabalho continuam a ter de ser cumpridas, mas queremos que tire alguns minutos para fazer exercício físico.

É que a atividade física é fundamental para continuar a ter uma vida saudável e estar em forma.

A Câmara Municipal de Almada, juntamente com professores, treinadores e técnicos da Rede Municipal de Equipamentos Desportivos, preparou pequenos vídeos com sugestões de exercícios que podem ser feitos em casa ou no jardim.

Assista aos vídeos.

CONTEÚDOS DE APOIO PSICOLÓGICO

Durante esta pandemia podem surgir, nas crianças, jovens e adultos, um conjunto de reações emocionais que necessitam ser entendidas e compreendidas.

O objetivo é que não se desenvolvam patologias do foro psicológico e que permitam aos cidadãos lidar da melhor forma com os tempos difíceis que vivemos.
 
E não se esqueça, mantenha-se informado, mas com base em documentos, folhetos ou orientações de entidades oficiais, como a Direção-Geral da Saúde, a Ordem dos Psicólogos Portugueses ou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Saiba mais.

VISITAS VIRTUAIS A MUSEUS PORTUGUESES E DE TODO O MUNDO
CONSIGO NA SUA COZINHA

Em tempos de quarentena, cada um pode fazer a diferença, dando o melhor de si. Também foi assim com as empresas da área alimentar, alojadas nas incubadoras municipais ou que colaboram com a Câmara Municipal de Almada.

Da cozinha partilhada de alfazina chegam os hambúrgueres vegetarianos, frescos e biológicos da Inês Evangelista, responsável pela Veggie Nessie.

Por isso, se está farto de pensar no que fazer para todas as refeições, pode encomendar e pedir a entrega ao domicílio, ideal para estes dias. Tome nota do e-mail veggie.nessie@gmail.com.

Pede Salsa também continua a trazer-nos a casa cabazes de frutas e legumes bem fresquinhos. Por isso, nesta quarentena, não há desculpas para não comer de forma saudável.

Se precisar de inspiração, espreite as receitas deliciosas que os irmãos Ana e Rodrigo Esteves, responsáveis do projeto, partilham no online.

Ideias alternativas e deliciosas chegam também da microempresa Uma maça por dia, instalada na Cozinha Partilhada de Alfazina.

Se há filas no seu talho, não se preocupe. Faça este tofu à braz. Se está a fazer dieta, opte por esta salada de aipo e maça.  Se tem miúdos, leve-os para a cozinha para fazer (e devorar) este delicioso bolo de chocolate sem glúten. Há receitas para todos os gostos e ocasiões.

É um gosto ver crescer projetos diferenciadores nas nossas incubadoras municipais.

JOVENS EM CASA

Ficamos em casa, pela saúde de todas/os, mas não estamos parados. Da arte fotográfica ao movimento solidário para apoiar os que mais precisam, da atividade física aos ensaios da anTUNiA em tempo de quarentena, em Almada, as/os jovens lançam mãos à obra e mostram de que fibra somos feitos.
E há tanto para descobrir e aprender nas redes sociais.
Saiba mais

Por agora, as Casas Municipais da Juventude, Ponto de Encontro (Cacilhas) e Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro (Laranjeiro) estão encerradas, mas podes partilhar, a qualquer momento, as tuas dúvidas e sugestões através do e-mail: juventude@cma.m-almada.pt

SER ATIVO EM CASA

Andar, correr, saltar, dançar, brincar, jardinar… O que importa é não parar!
Com o objetivo de promover a atividade física de todas/os, o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) lançou a campanha #SerAtivoEmCasa.

Telma Monteiro, a atleta mais titulada do judo português, é uma das personalidades que dá o exemplo, sugerindo formas de nos mantermos ativos dentro das nossas casas.
Assista ao vídeo

Descubra também os exercícios propostos, pelo IPDJ e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde não falta a diversão em família.
Brincar em família
Ser ativo não tem idade

LER EM TEMPOS DE QUARENTENA


Em tempo de quarentena e isolamento podemos encontrar algum conforto nos livros. Apesar do espaço físico das nossas bibliotecas municipais estar encerrado, há vários recursos que a Rede Municipal de Bibliotecas de Almada (RMBA) nos oferece. Entre ebooks, horas do conto semanais para crianças e o podcast «Os livros da minha vida», conheça as sugestões da nossa RMBA. Boas leituras!

Saiba mais.

VISITA FOTOGRÁFICA ÀS EXPOSIÇÕES MUNICIPAIS

Ficar em casa não significa estar longe de tudo. Em Almada há muito para ver e para sentir. E se, agora, não pode ir sair de casa, nós levamos até si as exposições que estão patentes em diversos espaços municipais: Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, Solar dos Zagallos e Galeria Municipal de Arte.

Descubra Aqui as exposições