Intervenção social

VER MAPA

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Almada, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, Intervenção Social
Atividade de Boccia no Complexo Municipal dos Desportos, integrada no programa do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2022. ©Anabela Luís | CMA

Almada assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – celebrado a 3 de dezembro – com iniciativas que decorrem entre 23 de novembro e 30 de dezembro.

Além das atividades recreativo-desportivas, como o Boccia ou o Special Ludus Xadrez, estão também previstos encontros de reflexão sobre temas como os abusos e maus tratos na pessoa com deficiência e o transtorno ou atraso cognitivo e/ou motor.

No dia 16 de dezembro é inaugurada a exposição dos trabalhos do Concurso Arte e Criatividade – patente no Fórum Municipal Romeu Correia até 30 de dezembro –, na qual o grupo de dança do CACI da CERCISA fará uma apresentação.

O estatuto do Cuidador Informal (ANPAR), a experiência da Câmara Municipal de Barcelona na promoção da vida independente das pessoas com deficiência (APCAS), a assistência pessoal para a vida independente (AlmaSã), e as boas práticas na inclusão laboral da pessoa com deficiência (APCAS), vão estar em análise nos webinares promovidos por algumas das associações que integram o Grupo Concelhio para a Deficiência.

De 27 a 29 de dezembro, há ainda o Ciclo de Cinema sobre a Deficiência no Auditório Fernando Lopes-Graça. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 21h.

As iniciativas do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência integram a Estratégia Municipal para a Deficiência e pretendem sensibilizar a comunidade para a alteração de comportamentos e mentalidades e para a adoção de medidas que cumpram a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promovendo a inclusão social, a dignidade e o bem-estar das pessoas com deficiência.

Programa das comemorações Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2022 em Almada