Enquadramento

O Plano de Pormenor do Bairro do Campo da Bola, na Costa da Caparica, possui uma área total de 8,8 hectares e é da autoria da Bruno Soares Arquitetos Lda. Encontra-se aprovado pelo Município e ratificado pelo Governo.

Prevê, em linhas gerais, a construção de novas habitações para realojamento de moradores, ATL para crianças, Centro de Apoio a Idosos, instalações para o Sport União e Caparica, sede da Comissão de Moradores, instalações para a Junta de Freguesia e um novo mercado.

O plano prevê ainda o prolongamento da Avenida General Humberto Delgado para sul, assim como a construção de uma ciclovia, integrando-a numa rede maior que abrange toda a área de intervenção do Polis.

Estacionamento (nomeadamente junto ao mercado) e espaços de recreio e lazer são também contemplados na proposta.

A drenagem de águas pluviais, um dos problemas que afeta o atual Bairro do Campo da Bola, ficará resolvida com a modelação do terreno onde está localizado.

Cronologia

2019
Publicação da Alteração por Adaptação do Plano de Pormenor do Bairro do Campo da Bola (Regimes de Proteção e Salvaguarda do Programa da Orla Costeira de Alcobaça –Cabo Espichel) em Diário da República 2ª Série n.º  157, de 19 de agosto de 2019 – Declaração n.º 60/2019

2008
Publicação de alterações ao Plano de Pormenor do Bairro do Campo da Bola (PPBCB), em Diário da Republica 2ª Série nº 194, de 07 de outubro de 2008 - Deliberação n.º 2672/2008.

Deliberação da Assembleia Municipal de 30 de abril de 2008 – Aprovação das alterações ao PPBCB

2005
Publicação do Plano de Pormenor do Bairro do Campo da Bola, em Diário da Republica 1ª Série nº 37, de 22 de fevereiro de 2005 - RCM nº 33/2005.

2001
Termos de Referência para a elaboração do Plano de Pormenor do Bairro do Campo da Bola, novembro de 2001.

Campo da Bola ©CMA

O plano abrange uma área de 8,8 hectares, localiza-se no limite sul da área consolidada da Costa da Caparica, sendo limitado a Norte pela Rua Eng. Henrique Mendia e lote dos Bombeiros. A Sul, pelo Parque de Campismo do Clube de Campismo do Concelho de Almada, a Este, pela Av. D. Sebastião e a Oeste, pelo prolongamento da Av. General Humberto Delgado.

Alteração por Adaptação - inclusão das normas POC-ACE (2019)

Alteração por Adaptação (Normas POC-ACE) 2019

Alteração por Adaptação (Normas do POC-ACE ) - Declaração n.º 60/2019
Planta de Implantação – Regime de Proteção e Salvaguarda da Orla Costeira