Banner SEM 2022

A Câmara Municipal de Almada associa-se, mais uma vez, à Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que decorre de 16 a 22 de setembro.

Esta iniciativa pretende sensibilizar as pessoas para os problemas da mobilidade urbana tão frequentes na nossa sociedade. É fundamental haver uma mudança de atitudes e adoção de comportamentos mais amigos do ambiente- para melhoria da qualidade do ar, redução dos efeitos do aquecimento global e redução do ruído - mas também para redução dos congestionamentos nas ruas e atrasos na circulação dos transportes públicos.

O tema central desta edição é “Melhores Ligações” e o slogan da campanha, “Combina e Move-te!”. Esta é uma oportunidade para, em conjunto, se refletir e discutir formas de melhor usufruir e planear a cidade, de modo a promover hábitos de mobilidade urbana mais sustentáveis, mais eficientes e mais saudáveis.

A iniciativa, que contará com passeios, concertos, uma edição especial do Almada Green Market e muita animação, implica o condicionamento no acesso, e no estacionamento a veículos motorizados, aos arruamentos da zona histórica de Almada Velha entre as 8h00 e as 20h00, no dia 18 de setembro, com exceção dos residentes.

Consulte o programa.

Em destaque
Apresentação Poluição Atmosférica
Apresentação pública sobre a poluição atmosférica e a mortalidade em Portugal
À volta dos museus
À Volta dos Museus
SEM 2022
Almada Velha, Bairro Vivo
Workshop Plano Climático Almada 2030
Lançamento de filme sobre transportes públicos
Lançamento de filme promocional
Condicionamentos de trânsito
SEM 2022
Peça aqui o seu dístico de acesso à zona condicionada
Mapa acessos SEM
Arruamentos condicionados da zona histórica de Almada Velha
Acessos condicionados
Zona sem carros Almada Velha SEM2022

A Câmara Municipal de Almada pretende, durante este período, dinamizar e revitalizar a zona histórica de Almada Velha, com a implementação de uma zona de acesso condicionado a veículos motorizados, a ocorrer no dia 18 de setembro, Domingo.

Assim, no período das 8h00 às 20h00, será condicionado o acesso, e estacionamento, aos arruamentos da zona histórica de Almada Velha, representados no mapa a cor azul, com exceção dos residentes.

Para isso é necessário ter em sua posse um dístico de acesso à zona condicionada.

Se é morador nas áreas condicionadas de Almada Velha* solicite o seu dístico aqui até ao dia 16 de Setembro.

Pode também solicitá-lo de forma presencial, mediante apresentação do BI/CC, registo de propriedade e/ou comprovativo de morada, num dos seguintes locais com atendimento público:

• União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
    Rua D. Leonor de Mascarenhas, 44-A | 21 272 25 40
    Horário: Segunda a sexta feira das 09h00 às 12h15 e das 13h30 às 16h45

• Centro Municipal de Turismo de Almada / Posto de Turismo de Cacilhas
    Largo dos Bombeiros Voluntários, Cacilhas | 21 273 93 40
    Horários: Terça a quinta feira das 9h30 às 17h30 (não encerra à hora de almoço)
                    Sexta a segunda feira das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (incluindo fins-de-

semana).

Serão no entanto, acauteladas exceções, nomeadamente a viaturas de emergência e de segurança pública, o acesso a equipamentos de apoio social e o transporte de pessoas com mobilidade reduzida e moradores da área condicionada.

Reforçamos que os veículos exteriores à zona histórica não poderão aceder à área condicionada.

*arruamentos condicionados da zona histórica de Almada Velha:

• Rua Leonel Duarte Ferreira – troço entre a Rua Conde Ferreira e a Rua da Cerca, que inclui a Praceta José Maria de Oliveira e a Praceta Vila do Campo de São Paulo;
  • Rua Visconde de Almeida Garrett – troço entre a Travessa dos Sinos e a Travessa do Campo;
  • Rua da Padaria - troço entre a Travessa dos Sinos e a Travessa do Campo;
  • Travessa do Campo;
  • Rua da Cerca;
  • Rua Serpa Pinto e Calçada da Cerca;
  • Largo José Alaiz;
  • Rua Augusto Maria da Silveira, Largo das Vitimas de 26 de Agosto e Rua Latino Coelho;
  • Travessa da Judiaria;
  • Rua da Judiaria e Rua do Registo Civil;
  • Largo da Boca do Vento, descida do Olho de Boi e Rua do Ginjal, até ao Jardim do Rio;
  • Avenida Heliodoro Salgado – troço entre a Rua Carvalho Serra e o Largo Luis de Camões;
  • Rua D. José de Mascarenhas – troço entre o Largo Luis de Camões e a Rua do Castelo;
  • Rua e Travessa Henriques Nogueira;
  • Largo 1º de Maio;
  • Rua do Castelo e Alameda do Castelo;
  • Travessa do Castelo e Rua Rodrigues de Freitas.
Mapa zonas condicionadas e portas de acesso