Estudo de Caraterização, Diagnóstico Prospetivo e Definição dos Termos de Referência para a Elaboração do P.P. Fonte da Telha

Fonte da Telha

A área da Fonte da Telha apresenta uma localização privilegiada, enquadrada pela Arriba Fóssil da Costa da Caparica e pelo Oceano Atlântico, sendo os valores naturais ali existentes fatores fundamentais a ter em consideração no reordenamento e recuperação paisagística daquela área do território de Almada.

O modelo de ocupação preconizado assentou numa visão estratégica: Transformar a Fonte da Telha numa zona de recreio balnear qualificada, marcada pela presença de um núcleo piscatório ordenado, infraestruturado e economicamente dinâmico, numa aposta nas dimensões económica, turística e recreativa da zona.

Ao abrigo do protocolo de colaboração celebrado entre a Sociedade COSTAPOLIS e o Município de Almada, foi elaborado o “Estudo de Caracterização, Diagnóstico Prospetivo e Definição dos Termos de Referência para a elaboração do Plano de Pormenor da Fonte da Telha”, aprovado em Reunião de Câmara do dia 07 de março de 2012.

O estudo abrange uma área de intervenção de aproximadamente 190 hectares e é composto por quatro fases: Fase 1 – Caraterização da área a intervencionar, quer do ponto de vista jurídico e administrativo, como das suas características físicas, ambientais, sociais, económicas e urbanísticas; Fase 2 – Diagnóstico da área de intervenção; Fase 3 – Programa de Intervenção e Fase 4 – Termos de Referência.

Fase 1 e 2 - Caraterização e Diagnóstico da Área de Intervenção
Fase 1 e 2 - Peças Desenhadas