Enquadramento

O Plano de Pormenor dos Novos Parques de Campismo insere-se no Pinhal do Inglês, Charneca de Caparica, e destina-se à construção de três Parques de Campismo e respetivos equipamentos, vias de acesso, estacionamentos e à manutenção de zonas-tampão arborizadas aproveitando a vegetação existente e/ou melhorando-a com recursos a espécies autóctones e tradicionais da paisagem vegetal local.

Da autoria do Consórcio Biodesign – Arquitetura Paisagista, Planeamento e Consultoria Ambiental Lda / Diâmetro – Gabinete de Estudos e Projetos Lda, o plano encontra-se ratificado pelo Governo.

A área do plano a ocupar pelos Parques de Campismo destina-se à instalação de Tendas de Campismo, Caravanas, demais material e equipamento necessário à prática de campismo e respetivas áreas de Equipamentos de Apoio e Serviços, Balneários, Comércio, Armazéns e Oficinas, podendo ainda admitir-se instalações de caráter complementar destinadas a alojamento.

O plano estabelece a salvaguarda da área próxima à Mata dos Medos, criando uma zona de tampão, assim como a construção de parques de estacionamento arborizados, comuns e fora dos parques de campismo. Prevê-se igualmente a construção de alamedas de ligação aos parques, uma ciclovia e um percurso pedonal, que percorre toda a extensão do prolongamento da estrada regional entre as duas rotundas extremas aos parques.

• Construção de 3 Parques de Campismo e respetivos equipamentos;
  • Salvaguarda da vegetação existente.
Cronologia

2005
Publicação do Plano de Pormenor dos Novos Parques de Campismo, em Diário da Republica 1ª Série nº 43, de 02 de março de 2005 – Resolução de Conselho de Ministros nº 50/2005

2001
Termos de Referência para a elaboração do Plano de Pormenor dos Novos Parques de Campismo, outubro de 2001

Planta Parques Campismo Costa da Caparica Polis5 ©CMA

O plano abrange uma área de 94,2 hectares, localiza-se no Pinhal do Inglês na freguesia da Charneca da Caparica, sendo delimitado pela EN. 377 a Norte e a Oeste, sendo delimitado a Este e a Sul, pelas áreas urbanas de baixa densidade das quintinhas e da Aroeira.

Aprovação (2005)

Consulte aqui os documentos principais deste plano de pormenor.

Planta de Implantação
Planta de Condicionantes
Ficha Estatística
Relatório
Aprovação e publicação em DR 1ª Série nº 43, de 02 de março de 2005 - RCM nº 50/2005
Termos de Referência para a elaboração do Plano (2001)

Consulte aqui os documentos relacionados com os termos de referência.

Termos de Referência para a elaboração do PP dos Novos Parques de Campismo – outubro 2001