O concelho de Almada, localizado entre o Estuário do Tejo e o Oceano Atlântico, possui pelas suas características naturais diversas zonas com elevado interesse ambiental onde se regista uma biodiversidade bastante relevante.
Com a vegetação dunar e fauna de interesse ecológico relevante na sua Frente Atlântica de 13 km ou como viveiro natural de muitas espécies marinhas na Frente Ribeirinha, ou ainda as diversas espécies endémicas registadas na Reserva Botânica da Mata dos Medos, integrada na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, bem como a própria geologia e fisiografia desta arriba fóssil, são fatores mais que evidentes e relevantes de capacidade de manutenção da diversidade biológica aqui retratada.
Através de um conjunto de Projetos e Iniciativas, onde se incluem as visitas guiadas pelos percursos da natureza, ações de restauro ecológico ou diversas iniciativas envolvendo a comunidade, procura-se dar a conhecer este património natural apostando na proteção da biodiversidade, promovendo ações de consciencialização para a preservação e utilização mais sustentável dos recursos biológicos existentes.
No entanto todo este universo é frágil e está exposto às alterações climáticas, e Almada num contexto mundial não foge à regra. Não podemos esquecer que estes habitats são poderosos aliados neste combate e exige-se especial atenção na sua preservação para ser possível continuar a ter o papel de destaque ambiental tão importante neste contexto.