AMJA2023/2024
Assembleia Municipal Jovem | Edição 2023/2024

“Objetivos Europeus para a Juventude” é o tema desta edição.

A ideia principal é desafiar os alunos do ensino secundário de Almada a pensar nos onze Objetivos Europeus para a Juventude adaptando-os ao contexto local de Almada:

1. Ligar a UE à Juventude
  2. Igualdade de todos os géneros
  3. Sociedades Inclusivas
  4. Informação e diálogo construtivo
  5. Saúde Mental e Bem-Estar
  6. Fazer avançar a juventude rural
  7. Emprego de qualidade para todos
  8. Educação de qualidade
  9. Espaço e participação para todos
  10. Europa Verde Sustentável
  11. Organizações Juvenis e Programas Europeus

Os Objetivos Europeus para a Juventude integram a Estratégia Europeia para a Juventude 2019-2027 e foram elencados pelos jovens dos vários Estados Membros, no âmbito da 6ª edição do Diálogo da EU com a Juventude.

Entre novembro de 2023 e janeiro de 2024 realizaram-se 19 sessões escolares em 12 escolas do concelho inscritas no projeto, envolvendo um total de 686 alunos, 18 professores, distribuídos por 29 turmas.

Na expectativa de promover um verdadeiro diálogo, num espaço seguro de pensamento entre os jovens e decisores políticos as sessões escolares foram organizadas no sentido de facilitar a cocriação de propostas de recomendação partilhadas, entre os jovens e os Deputados Municipais eleitos, com assento na Assembleia Municipal de Almada, sobre os onze Objetivos Europeus para a Juventude.

Na sessão escolar, os alunos foram divididos em pequenos grupos de trabalho, em que cada um, em diálogo com os Deputados Municipais, se dedicou a um Objetivo Europeu para a Juventude, para refletir e apresentar propostas de recomendação concretas, aplicáveis à realidade local de Almada. As várias propostas podem ser consultadas aqui.

O passo seguinte foi o processo eleitoral para eleger os Deputados Municipais Jovens, em cada uma das escolas inscritas. Os alunos constituíram listas de candidatos, com propostas concretas, organizaram a campanha eleitoral e realizou-se o ato eleitoral.

Participaram neste processo 9 escolas e todos os alunos do ensino secundário foram convidados a votar nas listas para eleger 6 Deputados Municipais Jovens, dos quais 4 efetivos e 2 suplentes.

Assiste aqui à Sessão Plenária da 4ª edição da AMJA, que se realizou no próximo dia 18 de abril, integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, e onde foram apreciadas e discutidas as 9 propostas de recomendação, com a participação de 36 Deputados Municipais Jovens, representantes das Escolas Secundárias participantes.

Objetivos Europeus para a Juventude
Dinâmica «Se fosse...»