Nos últimos anos temos assistido ao desenvolvimento de orientações, programas e normas que tentam dar resposta à crescente preocupação com o papel central da alimentação na saúde.
A escola representa o segundo contexto social mais influente na vida das crianças, sendo apenas superado pela família. Considerando que os hábitos alimentares adquiridos na infância vão ter uma influência no comportamento alimentar ao longo da vida, é fundamental o envolvimento da comunidade educativa no sucesso da educação nutricional.
Neste contexto, o Programa Viver Almada prevê uma atuação, em articulação com outros departamentos do município, para a promoção de saúde na cidade de Almada, com especial ênfase na escola e nas crianças e alunos em idade escolar.
Pela relevância deste contexto na aquisição de competências para escolhas alimentares mais informadas e saudáveis, com impacto positivo na vida adulta, o Programa Viver Almada prevê uma atuação em três grandes pilares:
- Escola
- Saúde
- Refeitórios
Com a implementação das medidas propostas prevê-se um aumento da capacitação do pessoal docente e não docente em momentos de aprendizagem formal e não formal, proporcionados pela escola.
As atividades desenvolvidas devem ainda contribuir para que as crianças e alunos adquiram hábitos saudáveis e para que as aprendizagens sejam partilhadas no seio familiar.
Os temas prioritários a abordar no presente programa são: alimentação saudável, literacia para a saúde, educação alimentar e combate ao desperdício alimentar.

Público-alvo: Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Cada sala de aula, da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, terá um quadro magnético para registo dos consumos das crianças/alunos, com as 14 frutas e hortícolas abrangidos pelo Regime da Fruta Escolar.
Este quadro inclui um kit, para cada criança/aluno, com cartões de todas as frutas e hortícolas que irão ser distribuídos nas escolas e, nos dias dos consumos, as crianças/alunos deverão colocar no seu nome o cartão com a fruta ou o hortícola consumido nesse dia, registando o número de vezes que já foram consumidos.
Considerando as inúmeras possibilidades de aplicação deste material didático, noutros anos de escolaridade ou noutras circunstâncias educativas, partilhamos o quadro e os cartões para download, de modo a que os possam utilizar de forma digital ou impressa.
Saiba mais AQUI.

A elaboração de quatro vídeos de animação, desenvolvidos em parceria entre o Departamento da Educação e o curso de Técnico de Multimédia de uma das escolas do concelho, com conceitos-chave sobre a roda dos alimentos, sazonalidade, percurso dos alimentos (da plantação para o prato) e hábitos saudáveis.

Público-alvo: Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Propomos a criação de um conjunto de sete fichas de atividades, para utilização pela comunidade educativa em geral, a saber:
1. O que comes?
Ficha em branco para desenhar ou escrever os alimentos que fazem parte da sua alimentação. O objetivo é aplicar esta ficha em três momentos ao longo do ano letivo, para que no final do ano se consiga avaliar se ocorreu alteração de hábitos alimentares.
Ficha 1 | Desenha as tuas refeições
2. Pinta-me!
Ficha para que pintem apenas os alimentos que devem estar presentes diariamente na alimentação para que tomem consciência dos alimentos de consumo diário e de consumo esporádico.
Ficha 2 | Pinta os alimentos saudáveis
3. Correspondências
Ficha para fazer a correspondência entre o fruto ou hortícola e a sua origem assim como do leite e bebidas vegetais.
Ficha 3 | Origem dos alimentos
4. Faz o teu lanche
Ficha para pintar, recortar e colar na lancheira o lanche saudável.
Ficha 4 | Constrói os teus lanches
5. Passa a palavra
Ficha de compromisso para escolhas alimentares mais saudáveis. É o momento em que a criança assume este compromisso e torna-se um exemplo para os outros sobre como fazer escolhas alimentares mais saudáveis.
6. Heróis da alimentação
Máscaras de heróis da fruta e de legumes para colorir, pintar e recortar.
Ficha 6 | Heróis da alimentação saudável
7. Quantos queres para seres saudável?
Ficha para recortar o tradicional “Quantos queres?” com questões sobre alimentação saudável para dobrar e jogar com os colegas e em casa.

Público-alvo: Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Lançamos o desafio a todas os jardins de infâncias e escolas básicas do 1.º ciclo do ensino básico para construção da roda dos alimentos com as crianças e alunos, para exposição das mesmas no espaço escolar, de preferência nos refeitórios escolares ou no acesso a estes.
A roda dos alimentos pode ser acompanhada de um guia para uma alimentação saudável, pensado pelos alunos, com as indicações que eles considerem importantes para ter uma alimentação mais saudável. As escolas podem partilhar este trabalho com a Divisão de Apoios Socioeducativos do Departamento de Educação para divulgação no site da Câmara Municipal de Almada.

Público-alvo: Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Concurso para todos os estabelecimentos de educação e ensino do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, para elaboração do cartaz da Fruta Escolar. O cartaz vencedor será impresso e afixado em todas os jardins de infâncias e escolas básicas do 1.º ciclo do ensino básico.

Público-alvo: Pré-Escolar, 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário
Elaboração de um e-book com receitas para aproveitamento de sobras de frutas e hortícolas, com o objetivo de incentivar a inclusão de frutas e horticolas na alimentação e simultaneamente formas de aproveitar alimentos em fim de vida para diminuição do desperdício alimentar. Este e-book irá ser disponibilizado no site da Câmara Municipal de Almada de forma estar acessível a toda a comunidade educativa.

Público-alvo: Pré-Escolar, 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário
Os lanches são uma das refeições mais problemáticas na ingestão de alimentos altamente processados e ricos em gordura e açúcares, pelo que é essencial a apresentação de alternativas, não só para as crianças, mas também para os encarregados de educação, que são os responsáveis pela escolha e preparação dos lanches dos seus educandos.
Este e-book, dividido em 4 edições (Outono, Inverno, Primavera e Verão), fornece opções de lanches práticos e saudáveis, sugerindo lanches com alimentos da época, para cada uma das estações do ano e será disponibilizado no site da Câmara Municipal de Almada para toda a comunidade educativa.

Público-alvo: Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Distribuição de um jogo, adaptado do clássico quem é quem, com a utilização de imagens de frutas e hortícolas. O jogo é composto por cartões, cada um com a imagem de uma fruta ou de um hortícola que, com uma fita, consegue prender-se o cartão na cabeça. O objetivo do jogo é que o jogador que tem o cartão na cabeça, consiga adivinhar qual a fruta ou hortícola que tem, a partir das descrições feitas pelos restantes jogadores.

Público-alvo: 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário
Elaboração e distribuição de cartazes pelas escolas da rede pública de Almada com mensagens sobre saúde, em particular saúde e alimentação. O desenvolvimento destes cartazes é feito em articulação com o Departamento de Intervenção Social e Saúde (DISS) e o Departamento de Comunicação (DCOM). Os temas chave a divulgar nos cartazes são a alimentação saudável, a hidratação, o consumo excessivo de açucares, os lanches escolares e o semáforo nutricional.

Parceria com a Egas Moniz School of Health and Science
Parceria com a Egas Moniz School of Health and Science através de protocolo com vista ao acolhimento na Divisão de Apoios Socioeducativos de alunos estagiários da Licenciatura em Ciências da Nutrição contribuindo para a implementação e dinamização de ações de educação alimentar, entre outras.

Público-alvo: Cozinheiras dos refeitórios escolares
Beneficiários: Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário
Realização de uma formação em alimentação e confeção vegetariana tendo por base os pratos que constam na ementa. O objetivo desta formação é garantir que todas as cozinhas têm pessoal qualificado para a elaboração da ementa vegetariana, havendo uma melhoria da qualidade organolética destes pratos, tornando a opção vegetariana cada vez mais apelativa para os alunos de Almada. Deverá ser também transmitida informação teórica para compreensão da composição dos pratos vegetarianos como os constituintes do prato, alimentos que representam fontes proteicas de origem vegetal e benefícios da alimentação vegetariana.
Saiba mais AQUI

Público-alvo: Monitores e Assistentes Operacionais dos refeitórios escolares
Beneficiários: Pré-Escolar, 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário
Os adultos que fazem o acompanhamento dos momentos de refeição em ambiente escolar têm um importante papel como educadores informais, podendo a sua abordagem ser determinante nas escolhas das crianças. Assim, propõe-se formação dos monitores e assistentes operacionais que acompanham as crianças e os alunos no momento da refeição, para que haja uma sensibilização para a importância deste momento na relação das crianças e alunos com a alimentação. Esta formação será desenvolvida em articulação com a empresa de auditoria, à semelhança do que foi feito em anos anteriores, a qual tem um papel importante na comunicação de regras de higiene e segurança alimentar, como complemento de carácter pedagógico sobre a abordagem que deverá ser feita para potenciar o refeitório como um espaço educativo e a refeição como um momento de aprendizagem não formal.
Saiba mais AQUI

Público-alvo: Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
O desperdício alimentar nos refeitórios escolares é uma preocupação atual, refletida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o Objetivo 12 - Produção e consumo sustentáveis, que aposta na redução do desperdício de alimentos per capita, entre outros.
Tendo presente esta preocupação, desenvolveu-se a dinâmica “Refeitórios sem desperdício”, nos refeitórios escolares do Município de Almada, pela sensibilização e diminuição do desperdício alimentar e incentivo ao consumo dos alimentos que constituem a refeição completa, nomeadamente: a sopa, o prato, a salada, os hortícolas e a fruta.
A dinâmica consiste na separação do desperdício alimentar gerado em cada refeitório escolar, em baldes próprios disponibilizados para o efeito, e na sua posterior pesagem, durante a qual as crianças e os alunos devem refletir sobre a quantidade de alimento desperdiçado. Será desenvolvida em duas fases, com o objetivo final de que cada escola produza o mínimo de desperdício possível e vença o desafio!
A primeira fase arrancou no passado dia 29 de outubro de 2024 com 18 escolas que irão efetuar as pesagens durante o primeiro semestre, enquanto que as restantes participarão no segundo semestre de 2024/2025. O apuramento final de todas as escolas determinará o vencedor!
Para conhecer o posicionamento de cada escola, de acordo com o desperdício gerado por aluno e por escola, contabilizado até à data, consulte o gráfico que se segue.

Público-alvo: 4.º Anos de escolaridade
Realização de Showcookings para os alunos dos 4.º anos de escolaridade, com a oportunidade de observar e participar na confeção de refeições, com o objetivo de provarem diferentes tipos de confeção de alimentos que normalmente são rejeitados pelos alunos.
Saiba mais AQUI.

Público-alvo: Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Com o intuito de incentivar ao consumo da refeição completa e dinamizar o refeitório escolar como um espaço de educação não formal, prevêem-se duas visitas anuais da nutricionista do Departamento de Educação aos refeitórios escolares de todos os estabelecimentos do pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos, para acompanhar a hora de almoço e incentivar ao consumo da refeição completa, com especial atenção para a sopa, a salada e a fruta.
Os principais conceitos a trabalhar nestas visitas são a adequaçao do prato que oferecemos para terem energia para brincar e aprender, a sopa como um alimento rico em nutrientes, a importância de ser aventureiro e corajoso para provar novos alimentos.
No final da visita está prevista a entrega de autocolantes em forma de medalhas às crianças e alunos que comam todos os elementos do prato.