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Programa Viver Almada

 

Nos últimos anos temos assistido ao desenvolvimento de orientações, programas e normas que tentam dar resposta à crescente preocupação com o papel central da alimentação na saúde.

A escola representa o segundo contexto social mais influente na vida das crianças, sendo apenas superado pela família. Considerando que os hábitos alimentares adquiridos na infância vão ter uma influência no comportamento alimentar ao longo da vida, é fundamental o envolvimento da comunidade educativa no sucesso da educação nutricional.

Neste contexto, o Programa Viver Almada prevê uma atuação, em articulação com outros departamentos do município, para a promoção de saúde na cidade de Almada, com especial ênfase na escola e nas crianças e alunos em idade escolar.

Pela relevância deste contexto na aquisição de competências para escolhas alimentares mais informadas e saudáveis, com impacto positivo na vida adulta, o Programa Viver Almada prevê uma atuação em três grandes pilares:

  1. Escola
  2. Saúde
  3. Refeitórios

Com a implementação das medidas propostas prevê-se um aumento da capacitação do pessoal docente e não docente em momentos de aprendizagem formal e não formal, proporcionados pela escola.

As atividades desenvolvidas devem ainda contribuir para que as crianças e alunos adquiram hábitos saudáveis e para que as aprendizagens sejam partilhadas no seio familiar.

Os temas prioritários a abordar no presente programa são: alimentação saudável, literacia para a saúde, educação alimentar e combate ao desperdício alimentar.

1. ESCOLA
Quadro Magnético - Registo de consumos das frutas e hortícolas
Quadro Fruta Escolar

Público-alvo: Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

A promoção de hábitos alimentares saudáveis na infância irá impactar os hábitos alimentares na idade adulta, pelo que o Programa Municipal de Fruta Escolar tem como objetivo a promoção do consumo de frutas e hortícolas, pelas crianças e alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

De forma a promover o consumo destes alimentos, cada sala do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico recebeu um quadro magnético para registo dos consumos das frutas e dos hortícolas, efetuados pelas crianças/alunos, com as 14 variedades do Regime da Fruta Escolar.

Este quadro inclui um kit com cartões de todas as frutas e hortícolas fornecidos, os quais foram distribuídos em todas as escolas. Nos dias dos consumos, as crianças/alunos deverão colocar o seu nome no cartão da fruta ou do hortícola consumido nesse dia, registando o número de vezes que já foram consumidos.

Considerando as inúmeras possibilidades de aplicação deste material didático, noutros anos de escolaridade ou noutras circunstâncias educativas, partilhamos o quadro e os cartões para download, de modo a que os possam utilizar de forma digital ou impressa.

Saiba mais AQUI.

Instruções Quadro Magnético
Quadro Magnético
Cartões Magnéticos
Fichas de atividades
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Público-alvo: Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

 

1. O que comes?

A avaliação do ponto de partida deverá ser o primeiro passo para a promoção de hábitos alimentares saudáveis. De forma simples é possível avaliar hábitos e conversar com as crianças e alunos sobre os alimentos que fazem parte da sua alimentação.

Esta ficha em branco permite desenhar ou escrever os alimentos que fazem parte da sua alimentação diária. Pode ser aplicada em diferentes momentos, ao longo do ano letivo, para que no final do ano se consiga observar a ocorrência de alterações de hábitos alimentares.

Ficha 1 | Desenha as tuas refeições

 

2. Pinta-me!

Para que tomem consciência dos alimentos de consumo diário e de consumo esporádico, as crianças e alunos podem explorar esta ficha pintando apenas os alimentos que devem estar presentes, diariamente, na sua alimentação.

Ficha 2 | Pinta os alimentos saudáveis

 

3. Correspondências

O conhecimento dos alimentos, nomeadamente a sua origem, deve fazer parte do programa de educação alimentar. Assim, esta ficha permite trabalhar este conceito, com correspondências entre os frutos ou hortícolas e a sua origem, assim como o do leite e das bebidas vegetais.

Ficha 3 | Origem dos alimentos

 

4. Faz o teu lanche

Os lanches são uma importante refeição, sobretudo na infância. É nos lanches que se verifica o maior consumo de alimentos com elevado teor de açúcar. Esta ficha para pintar, recortar e colar permite construir lanches mais saudáveis.

Ficha 4 | Constrói os teus lanches

 

5. Passa a palavra

É importante que o conhecimento se reflita em mudança de comportamentos. Esta ficha de compromisso, para escolhas alimentares mais saudáveis, é o momento em que a criança ou o aluno assume esse compromisso e se torna um exemplo para os colegas, com as suas escolhas alimentares mais saudáveis.

Ficha 5 | Passa a palavra

 

6. Heróis da alimentação

Os heróis comem melhor! Para os heróis da alimentação disponibilizamos máscaras de heróis da fruta e de hortícolas, para colorir, pintar, recortar e brincar.

Ficha 6 | Heróis da alimentação saudável

 

7. Quantos queres para seres saudável?

Com o "Quantos queres para seres saudável?" pretendemos promovemos a educação alimentar com o tradicional “Quantos queres?”. Com questões sobre a alimentação, para jogar com os colegas ou em casa.

Ficha 7 | Quantos queres?

Constrói a tua roda
Roda da alimentação

Público-alvo: Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

A roda dos alimentos é uma das ferramentas mais completas e de fácil interpretação para a compreensão do que deverá ser um regime alimentar saudável e equilibrado.

Assim, lança-se o desafio de construção da roda dos alimentos, com as crianças e alunos, para exposição das mesmas no espaço escolar, de preferência nos refeitórios escolares ou no acesso a estes. Esta pode ser acompanhada de um guia para uma alimentação saudável, pensado pelos alunos, com as indicações que eles consideram importantes para terem uma alimentação mais saudável.

Desafio 1 | Roda dos Alimentos
Cartaz - Fruta escolar
Cartaz da Fruta

Público-alvo: Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

Concurso para todos os estabelecimentos de educação e ensino da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para elaboração do cartaz da Fruta Escolar. O cartaz vencedor será impresso e afixado em todas os jardins de infâncias e escolas básicas do 1.º CEB.

Cartaz da Fruta Escolar
E-book - Vamos para a cozinha
Cozinheiros

Público-alvo: Pré-Escolar, 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário

A crescente preocupação com as questões ambientais é, também, relevante quando se fala de alimentação, devendo promover-se o consumo consciente e a redução do desperdício alimentar.

Este e-book contém receitas para aproveitamento de sobras de frutas e hortícolas, com o objetivo de incentivar a inclusão destes alimentos na alimentação e, simultaneamente, formas de aproveitar alimentos em fim de vida para diminuição do desperdício alimentar. Estas receitas simples podem ser feitas em família de forma divertida e saudável.

Ebook "Vamos para a cozinha"
E-book - Lanches saudáveis
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Público-alvo: Pré-Escolar, 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário

Os lanches são uma das refeições mais problemáticas na ingestão de alimentos altamente processados e ricos em gordura e açúcares, pelo que é essencial a apresentação de alternativas, não só para as crianças, mas também para os encarregados de educação, que são os responsáveis pela escolha e preparação dos lanches dos seus educandos.

Este e-book, dividido em 4 edições (Outono, Inverno, Primavera e Verão), fornece opções de lanches práticos e saudáveis, sugerindo lanches com alimentos da época, para cada uma das estações do ano.

Ebook "Lanches de Outono"
Ebook "Lanches de Inverno"
Ebook "Lanches de Primavera"
Ebook "Lanches de Verão"
Jogo - Quem é quem?
Quem é Quem

Público-alvo: Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

É importante que desde cedo se estimule o interesse pelos alimentos e a literacia alimentar pode ser promovida de forma divertida.

Adaptado do clássico “Quem é quem?”, este jogo pretende promover o conhecimento sobre frutas e hortícolas, estimulando o diálogo sobre estes alimentos.

O jogo é composto por 10 cartões, com a utilização de imagens das frutas e hortícolas do Regime da Fruta Escolar. O objetivo do jogo é que o jogador consiga adivinhar qual a fruta ou hortícola que tem, a partir das descrições feitas pelos restantes jogadores. O conjunto de cartas pode ser utilizado de outras formas, para diferentes jogos, conforme sugerido nas instruções.

Instruções do Jogo de Cartas
Jogo de Cartas
2. SAÚDE
Cartazes - Campanha de divulgação
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Público-alvo: 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário

A escola representa o segundo contexto social mais influente na vida das crianças/alunos, sendo apenas superado pela família. Assim, é fundamental que a educação para a saúde esteja, também, disponível neste contexto.

Neste sentido, procedeu-se à distribuição de cartazes pelas escolas da rede pública de Almada com mensagens sobre saúde e alimentação. O desenvolvimento destes foi realizado pelo Departamento de Educação em articulação com o Departamento de Intervenção Social e Saúde (DISS) e o Departamento de Comunicação (DCOM), tendo como temas chave: a alimentação saudável, a hidratação, o consumo excessivo de açucares, os lanches escolares e o semáforo nutricional.

Cartazes 1 - Pré-Escolar e 1.º CEB
Cartazes 2 - Pré-Escolar e 1.º CEB
Cartazes 3 - 2.º e 3.º CEB e Secundário
Cartazes 4 - 2.º e 3.º CEB e Secundário
Parceria - Instituições locais
Parceiros

Parceria com a Egas Moniz School of Health and Science

Parceria com a Egas Moniz School of Health and Science através de protocolo com vista ao acolhimento, na Divisão de Apoios Socioeducativos do Departamento de Educação, de alunos estagiários da Licenciatura em Ciências da Nutrição contribuindo para a implementação e dinamização de ações de educação alimentar, entre outras.

3. REFEITÓRIOS
Formação - Alimentação e confeção vegetariana
Formação cozinha vegetariana

Público-alvo: Cozinheiras dos refeitórios escolares

Beneficiários: Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário

Realização de uma formação em alimentação e confeção vegetariana tendo por base os pratos que constam na ementa. O objetivo desta formação é garantir que todas as cozinhas têm pessoal qualificado para a elaboração da ementa vegetariana, havendo uma melhoria da qualidade organolética destes pratos, tornando a opção vegetariana cada vez mais apelativa para os alunos de Almada. Deverá ser também transmitida informação teórica para compreensão da composição dos pratos vegetarianos como os constituintes do prato, alimentos que representam fontes proteicas de origem vegetal e benefícios da alimentação vegetariana.

Saiba mais AQUI

Formação - Monitores e assistentes operacionais dos refeitórios escolares
Formação_apoio aos refeitórios

Público-alvo: Monitores e Assistentes Operacionais dos refeitórios escolares

Beneficiários: Pré-Escolar, 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário

Os adultos que fazem o acompanhamento dos momentos de refeição em ambiente escolar têm um importante papel como educadores informais, podendo a sua abordagem ser determinante nas escolhas das crianças. Assim, propõe-se formação dos monitores e assistentes operacionais que acompanham as crianças e os alunos no momento da refeição, para que haja uma sensibilização para a importância deste momento na relação das crianças e alunos com a alimentação. Esta formação será desenvolvida em articulação com a empresa de auditoria, à semelhança do que foi feito em anos anteriores, a qual tem um papel importante na comunicação de regras de higiene e segurança alimentar, como complemento de carácter pedagógico sobre a abordagem que deverá ser feita para potenciar o refeitório como um espaço educativo e a refeição como um momento de aprendizagem não formal.

Saiba mais AQUI

Refeitório sem desperdício
Sem_Desperdicio

Público-alvo: Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

O desperdício alimentar nos refeitórios escolares é uma preocupação atual, refletida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o Objetivo 12 - Produção e consumo sustentáveis, que aposta na redução do desperdício de alimentos per capita, entre outros.

Tendo presente esta preocupação, desenvolveu-se a dinâmica “Refeitórios sem desperdício”, nos refeitórios escolares do Município de Almada, pela sensibilização e diminuição do desperdício alimentar e incentivo ao consumo dos alimentos que constituem a refeição completa, nomeadamente: a sopa, o prato, a salada, os hortícolas e a fruta.

Esta será desenvolvida em duas fases, com o objetivo final de que cada escola produza o mínimo de desperdício possível e vença o desafio!

A primeira fase arrancou no passado dia 29 de outubro de 2024 com 18 escolas que efetuaram as pesagens durante o primeiro semestre, enquanto que as restantes iniciaram a sua participação no segundo semestre, no passado dia 10 de março de 2025. O apuramento final de todas as escolas determinará o vencedor!

Para conhecer o posicionamento de cada escola, de acordo com o desperdício gerado por aluno e por escola, contabilizado até à data, consulte os gráficos que se seguem.

 

 

Showcooking
Showcooking

Público-alvo: 4.º Anos de escolaridade

Realização de Showcookings para os alunos dos 4.º anos de escolaridade, com a oportunidade de observar e participar na confeção de refeições, com o objetivo de provarem diferentes tipos de confeção de alimentos que normalmente são rejeitados pelos alunos.

Saiba mais AQUI.

A nutricionista vai à escola
Medalha Programa Viver Almada

Público-alvo: Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Com o intuito de incentivar ao consumo da refeição completa e dinamizar o refeitório escolar como um espaço de educação não formal, a nutricionista do Departamento de Educação, realiza visitas aos refeitórios escolares da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para acompanhamento da hora de almoço, durante as quais incentiva ao consumo da refeição completa, com especial atenção para a sopa, a salada e a fruta.

Os principais conceitos a trabalhar, nestas visitas, são a adequação do prato que oferecemos para terem energia para brincar e aprender, a sopa como um alimento rico em nutrientes e a importância de ser aventureiro e corajoso para provar novos alimentos.

No final da visita, todas as crianças e alunos que consumam a refeição completa (todos os elementos do prato) ganham um autocolante em forma de medalha.

4. GALERIA DE FOTOS